quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

A COR DA VOZ

 Os homens de Gileade perguntavam: “Você é efraimita?” Se respondesse que não, diziam: “Então diga: Chibolete”. Se ele dissesse: “Sibolete”, sem conseguir pronunciar corretamente a palavra, prendiam-no e matavam-no. Juízes 12:5, 6

Você conseguiria identificar a cor da pele de uma pessoa pela voz dela ao telefone? Ouvindo alguém falar, é possível deduzir a idade, o sexo e até a região de onde a pessoa vem. Mas o que dizer da cor da pele? Eu (Júlio) fiquei assustado ao descobrir que a diferença de sotaque entre um negro e um branco nos Estados Unidos pode ser tão marcante que, mesmo sem ver, posso saber quem está falando! Essas diferenças, embora normais, podem se tornar motivo de discriminação, rejeição e preconceito. 

Se algum dia você sofrer por causa disso, nunca ache que há algo de errado em seu jeito de falar. Sua etnia ou seu lugar de origem não são um erro – são um fato. Se você não souber lidar com isso, o estigma de “falar diferente” pode acabar lhe tirando a paz. Foi o que aconteceu com os efraimitas, segundo o livro de Juízes. Na batalha entre os gileadita e os de Efraim, não conseguir diferenciar o “x” do “s” custou a vida de 42 mil homens. 

Certa vez, eu mesmo passei por um “teste xibolete”. Na ocasião, havia sido convidado a falar em um canal de televisão em Madri. Porém, antes de ir ao vivo, quiseram saber como eu pronunciava o “z”. Seria do jeito latino-americano, ou como é pronunciado na Espanha? Por sorte, fui aprovado. 

Na ocasião, aprendi que detalhes irrelevantes, em certos contextos, são cruciais em outros. Também aprendi que o êxito nem sempre depende de você ou do quanto você se esforça para se encaixar no molde. Às vezes, a maneira como alguns reagirão ao fato de você não ser exatamente como eles ou como gostariam que você fosse pode não ser tão agradável. 

Não consigo imaginar Jesus estranhando o meu jeito de falar, rindo do meu sotaque, desdenhando do meu vocabulário ou de como eu conjugo os verbos. Ele acolheu a mulher siro-fenícia, tratou os samaritanos com respeito e Se relacionou com todo tipo de gente, sem Se importar com o status, a escolaridade ou a origem deles. Ele é a nossa referência e inspiração. Ele é o nosso Criador, e deseja escutar a melodia da nossa voz. Por isso, se encontrar alguém que pense, fale e aja diferente de você, trate-o com respeito!

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-cor-da-voz/

Nenhum comentário: