quarta-feira, 26 de outubro de 2022

PERSONA NON GRATA

 É melhor viver num canto sob o telhado do que repartir a casa com uma mulher briguenta. Provérbios 21:9

Ninguém é igual a ninguém, não é? Mas que bom seria se algumas pessoas fossem diferentes! Quem é desagradável por natureza costuma ser considerado persona non grata. Essa expressão, que vem do latim, é usada pelos diplomatas para se referir a um estrangeiro que não é bem-vindo. O capítulo 21 de Provérbios traz uma lista de gente assim: o arrogante, o ímpio, o violento, o culpado, o zombador, o indiferente, o festeiro, o tolo, o orgulhoso, o preguiçoso, a testemunha falsa e a pessoa briguenta (Pv 21:19). Agora olhe para dentro de si e responda: Essa lista poderia se aplicar a mim? 

O sábio não escreveu o que escreveu para rotularmos os outros, para estimular o bullying ou para tirar nossa paz. A intenção do autor é que cresçamos em conhecimento e inteligência (Pv 1:2-5), evitando os enganos e as armadilhas do mal (Pv 1:10-19) e obedecendo ao Senhor, a fonte da sabedoria (Pv 1:7). Tal como um espelho, a Bíblia nos permite ver como é a natureza humana alterada pelo pecado, porém apresentando Deus como solução. O livro de Provérbios é como a carta de um pai amoroso que aconselha o filho, para o bem e a felicidade dele. 

Alguns demoram um pouco para assimilar demonstrações de amor assim, infelizmente. Foi o caso de Marinho. A vida dele era controlada pela ira. Como persona non grata, ele não era bem-vindo no campo de futebol, embora fosse um bom jogador. Todo mundo sabia que ele tinha o pavio curto. Brigava por tudo, não aceitava perder, discutia com o juiz. “Ele é meio esquentado!”, foi o que alguém disse dele. “Esquentado?! Marinho? Fala sério! É que você não o conheceu antes de ele se tornar cristão. Você não tem ideia de como ele era!”, outro respondeu. Fiquei de queixo caído. Deus estava fazendo a obra, mas eu (Júlio) – como um bom crítico – só conseguia ver o que Deus ainda não tinha feito. 

A história de Marinho me marcou. Aprendi que não devemos desistir. Alguns de nossos traços de caráter dão mais trabalho que outros devido à dificuldade que temos de nos entregar por completo ao Senhor. Ainda assim, é preciso perseverar. Grande lição! 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/persona-non-grata/

Nenhum comentário: