domingo, 14 de agosto de 2022

TORRE FORTE

 O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros. Provérbios 18:10

Nos tempos bíblicos, as guerras entre exércitos e nações inimigas eram comuns, sendo instrumentos de expansão de poder e de subsistência. A nação que possuía exércitos mais bem preparados e territórios com boas condições de defesa, como torres, tinha mais chances de vencer. Isso era uma questão de vida ou morte. 

A Bíblia apresenta pelo menos dois usos distintos para torres. A primeira referência tem a ver com as fortificações de muralhas das cidades, o que facilitava o trabalho daqueles que se encarregavam de vigiar em cima dos muros. As cidades que tinham torres e fortificações robustas e altas possuíam mais facilidades de prever um ataque inimigo e, consequentemente, mais tempo e chances de resistir a investidas do inimigo. 

A outra referência aparece em um contexto de pastoreio de rebanhos no campo. As torres eram erguidas no deserto ou em lugares de vegetação rasteira como uma espécie de abrigo em situações de tempestade e ataque de animais ferozes. Em ambas as circunstâncias, a torre era sinônimo de segurança, refúgio, resgate, abrigo e salvação. 

No verso de hoje, Salomão aplica o símbolo da torre ao nome de Deus. Para o sábio, Deus é uma fortaleza que provê segurança para os Seus filhos. Nenhuma torre, por mais segura, alta e robusta que seja, pode se comparar à proteção que Deus oferece aos que se abrigam nos Seus fortes braços. Refugiar-se em Deus é a única segurança: “Os justos correm para ela e estão seguros.” Ao se aproximarem os ataques inimigos e as tentações do mal, a única salvaguarda é correr rapidamente para Deus, que é Torre forte e segura. 

Assim como nos tempos bíblicos, hoje também Deus permanece como uma torre forte quando passamos por momentos de tentação e provação. Se você está enfrentando um problema maior que você, corra para Deus. Se está sem forças para lutar ou se sentindo fraco e está a ponto de desistir da batalha, corra para os braços fortes de Jesus. Se a depressão está assolando a sua vida, se está sem ânimo para continuar caminhando, se o fardo está demasiadamente pesado, corra para os braços consoladores de Cristo. Se a fé está desfalecendo ou a esperança desaparecendo, corra para os fortes braços de Jesus. Ele “é o nosso refúgio e fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade” (Sl 46:1).

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/torre-forte/

Nenhum comentário: