domingo, 29 de maio de 2022

CRISTO VIVE

 Ao contrário, tinham alguns pontos de divergência com ele acerca de sua própria religião e de um certo Jesus, já morto, o qual Paulo insiste que está vivo. Atos 25:19

O julgamento de Paulo foi um caso bizarro de injustiça. Não existia nenhum motivo de acusação contra ele. Isso não aconteceu só com Paulo. Jesus também foi condenado sem motivo algum (Jo 19:4). Os líderes religiosos tiveram que inventar falsas acusações para condená-Lo. Ainda bem que Paulo não tinha como preciosa a própria vida a ponto de temer perdê-la. Como ele mesmo declarou: “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Fp 1:21).

Para Paulo, ninguém poderia impedi-lo de testemunhar sobre Jesus, ainda que ele tivesse que pagar com a vida. Os judeus acusavam Paulo de ter mentido para o povo em seu testemunho sobre Jesus. Submetido a vários interrogatórios na Palestina, Paulo reclamava seu direito de apelar a César, como cidadão romano. Mais do que buscar justiça na capital do império, o apóstolo desejava estender o raio da influência de sua missão e exaltar o nome de Cristo na cidade mais importante do mundo na época.

O apóstolo sabia sobre quem testemunhava. Proclamava o evangelho do Cristo verdadeiro, Aquele que Se revelou para ele na estrada de Damasco nos seguintes termos: “Eu sou Jesus […] a quem você persegue” (At 22:8). Paulo falava do mesmo Cristo que, para João, Se revelou, como “Aquele que vive”, dizendo: “Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades” (Ap 1:18); “Eu sou o Alfa e o Ômega, o que é, o que era e o que há de vir” (Ap 1:8). Ele é o “Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus” (Ap 3:14). Em hipótese alguma, Paulo podia deixar de testemunhar de Jesus.

Ser vítima de injustiça e perseguição religiosa não foi privilégio só de Paulo. A perseguição do inimigo ocorre quando o povo de Deus se mantém fiel.

Embora não gostem de sofrer, cristãos genuínos têm alegria em participar dos sofrimentos de Cristo. Paulo mesmo afirmou: “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio Daquele que nos amou” (Rm 8:37). Em outra passagem, ele disse: “Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que Ele é poderoso para guardar o que Lhe confiei até aquele dia” (2Tm 1:12). Diante da perseguição e da injustiça, não tenha medo. Apele ao Imperador do Universo. Ele é justo e não está alheio ao seu clamor.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/cristo-vive/

Nenhum comentário: