segunda-feira, 11 de abril de 2022

O INOCENTE

 E, enquanto O conduziam, eles agarraram um cireneu, chamado Simão, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz sobre os ombros, para que a levasse após Jesus. Lucas 23:26

A multidão que seguia o Salvador viu Seus passos fracos e vacilantes, mas não demonstrou compaixão. As pessoas zombaram Dele por não poder conduzir a pesada cruz. Novamente o fardo foi posto sobre Ele, e outra vez caiu desfalecido por terra. Os perseguidores viram que era impossível que Ele levasse mais adiante aquele peso. Não sabiam onde encontrar alguém que quisesse transportar a humilhante carga. Os próprios judeus não podiam fazer isso, pois a contaminação os impediria de comemorar a Páscoa. Ninguém, mesmo dentre a multidão que acompanhava Jesus, quereria se rebaixar e carregar a cruz.

Nessa ocasião, um estrangeiro chamado Simão, natural da cidade de Cirene, chegando do campo, encontrou-se com a multidão. Ouviu as zombarias e a linguagem vulgar; ouviu as palavras repetidas com desprezo: “Abram caminho para o Rei dos judeus!” Espantado com a cena, Simão parou e, ao expressar compaixão, agarraram-no e colocaram a cruz sobre seus ombros.

Simão havia ouvido falar de Jesus. Seus filhos acreditavam no Salvador, mas ele mesmo não era um discípulo. Para ele, carregar a cruz ao Calvário foi uma bênção e, depois, seria para sempre grato por esse acontecimento. Isso o levou a tomar sobre si a cruz de Cristo por escolha, sempre suportando alegremente o peso.

Várias mulheres estavam na multidão que acompanhava o Inocente para Sua morte cruel. A atenção delas estava fixa em Jesus. Algumas já O tinham visto. Outras haviam levado doentes e sofredores até Ele. Ainda outras tinham sido, elas mesmas, curadas. Relatou-se então a história das cenas que ocorreram. Elas se admiraram do ódio da multidão para com Aquele por quem o coração delas estava sensibilizado e a ponto de explodir. Apesar da atitude da massa enfurecida e das iradas palavras dos sacerdotes e líderes, essas mulheres expressaram sua compaixão. Quando Jesus caiu exausto sob a cruz, irromperam em lágrimas e lamentação. Essa foi a única coisa que atraiu a atenção de Cristo (O Desejado de Todas as Nações, p. 597 [742, 743]).

PARA REFLETIR: Por que Jesus, um inocente que fez tantas boas obras, desperta tamanho ódio em algumas pessoas?

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-inocente/

Nenhum comentário: