quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

INADEQUADO

 O Senhor voltou-Se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro [...], saindo dali, chorou amargamente. Lucas 22:61, 62

Nem todo mundo que faz você chorar é seu inimigo. E nem todos os que lhe fazem sorrir são seus amigos. Quem dera tivéssemos discernimento para descobrir isso a tempo! Às vezes só percebemos a realidade quando é tarde demais. Acontece conosco. Aconteceu com Pedro, que era um homem de ação, não tanto de reflexão. Contudo, Jesus queria treiná-lo para as duas coisas. Um bom líder precisa ser mais que um filósofo inteligente que pessoas de QI normal não conseguem entender; e mais que um tarefeiro bitolado que obedece a regras sem pensá-las, com o risco de confundir o que é lícito com o que é certo, como se isso fosse verdade sempre. Foi Pedro quem, depois de bem treinado, declarou: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!” (At 5:29). Ele aprendeu a guiar a vida por princípios e a pensar antes de agir.

Um dos maiores dilemas de Pedro, quando aprendiz, foi o de negar o Mestre. Ele enxergou quão contraditório e inseguro era; uma surpresa para ele próprio; para ninguém mais. Viu tudo isso espelhado nos olhos de amor de Cristo, pouco depois de o galo cantar. O olhar de Jesus condenava Pedro e, ao mesmo tempo, o redimia. Pedro entendeu quão vulneráveis ficamos quando o ego assume o controle. Ele finalmente estava pronto para se entregar de corpo e alma, mas antes passaria pelo vale da autocomiseração. Sentiu-se inadequado, sujo e mau. Viu que estava longe de ser bom; que não era perfeito; que a misericórdia é a única forma legítima de aplicar a justiça a seres vendidos à escravidão do pecado, tais como ele, você e eu.

Embora todos sejamos indignos da salvação, ninguém precisa se sentir inadequado na presença de Deus. O Senhor nos olha com compaixão, como ninguém jamais o fez nem fará. Cobre-nos com o manto do perdão, aceita-nos de volta como se nunca O tivéssemos abandonado. Para Deus não existem pessoas inadequadas; só atitudes e decisões fora do lugar. Por exemplo, a de pensar que Ele Se engana ao ser bom conosco e ao nos dar novas oportunidades. Portanto, na próxima vez que você chorar, arrependido por uma mancada que deu, pense bem: Não será essa a deixa de que Deus precisa para lhe dar a segunda chance que mudará o curso de sua vida?

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/inadequado/

Nenhum comentário: