domingo, 23 de janeiro de 2022

INVEJA MORTAL

 Então os presidentes e os sátrapas começaram a procurar um pretexto [...] para poderem acusar Daniel. Daniel 6:4, NAA

Ninguém acorda de manhã e diz: “Hoje vou desejar ser como meu primo” ou “vou cobiçar o carro do meu vizinho” ou “vou lamentar não ter tido a sorte que fulano tem”. Invejar e sentir ciúmes são atitudes típicas da natureza humana pecadora e, até certo ponto, involuntárias. Eu (Júlio) tenho um amigo de infância cujo pé até hoje é deformado porque, quando bebê, seu irmão mais velho – que foi por um bom tempo o “filho único” do casal – tentou se livrar da “concorrência” pondo fogo no bercinho do caçula recém-nascido. Paulinho saiu daquela com vida, mas sofreu queimaduras no pé. E o pior, ele nunca se recuperou totalmente dos ferimentos. “Queimar as pessoas” ou alimentar o desejo mórbido de superá-las pode ser uma tentação irresistível para alguns. Pode até matar!

Os irmãos de José por pouco não dão fim ao filho preferido de Jacó (Gn 37:20). Hamã, querendo impor sua autoridade, executou um plano ardiloso para tirar a vida de Mordecai e de todo o povo judeu (Et 3:1-10). Os sátrapas, em Babilônia, tramaram a morte de Daniel por pura inveja da alta posição que o rei Dario havia confiado a um homem estrangeiro (Dn 6:1-9).

O detalhe é que Deus, melhor do que ninguém, sabe o que vai no fundo do nosso coração e observa o que nos motiva a fazer o que fazemos (Ec 12:14). Mordecai nunca quis desautorizar Hamã nem o expor diante dos demais. Daniel jamais humilhou seus subordinados nem abusou do poder. Deus nos conhece, e, quando nosso coração nos engana e nos desvia, o Senhor nos oferece a oportunidade de dar um passo atrás e mudar de rumo.

A perdição e a morte estão preparadas para os que se recusam a se arrepender (2Pe 3:9). O que nos separa da salvação é só um passo.

Que passo você dará hoje? “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração […]. Vê se em minha conduta algo Te ofende e dirige-me pelo caminho eterno” (Sl 139:23, 24).

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/inveja-mortal/

Nenhum comentário: