quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

A ORAÇÃO DE DANIEL

Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias. Daniel 9:18

Uma das orações mais famosas do AT está em Daniel 9. Ao observar pela leitura dos escritos do profeta Jeremias que o tempo da “desolação” de Israel (Dn 9:2), setenta anos, estava prestes a terminar, Daniel começou a orar.

E que oração! Uma súplica comovente na qual confessa seus pecados e os pecados de seu povo, enquanto ao mesmo tempo reconhece a justiça divina em meio à calamidade que se abateu sobre eles.

Leia Daniel 9:1-19. Que temas estão diretamente relacionados a Deuteronômio?

A oração de Daniel é um resumo sobre o que a nação havia sido advertida em Deuteronômio a respeito das consequências de não cumprir sua parte na aliança. Daniel se referiu duas vezes à “Lei de Moisés” (Dn 9:11, 13), que certamente incluía Deuteronômio e, nesse caso, poderia estar se referindo especificamente a ele.

Conforme Deuteronômio, eles foram expulsos da terra (Dt 4:27-31; 28) porque não obedeceram, exatamente o que Moisés havia dito que aconteceria (Dt 31:29).

É muito trágico que, em vez de as nações ao redor dizerem: “Certamente esta grande nação é um povo sábio e compreensivo” (Dt 4:6), Israel se tornou um “opróbrio” (Dn 9:16) para aquelas mesmas nações.

Nas lágrimas e súplicas de Daniel, ele jamais fez o que tantos fazem quando ocorre uma tragédia: “Por quê?” Ele nunca questionou o motivo. Graças ao livro de Deuteronômio, Daniel sabia a razão de tudo. O livro de Deuteronômio deu a Daniel (e a outros exilados) a compreensão de que o mal que veio sobre eles não era apenas o destino cego, o acaso, mas os frutos da desobediência, sobre os quais haviam sido avisados.

Contudo, a oração de Daniel indicava que, apesar desses eventos, havia esperança. Deus não os abandonaria, por mais que parecesse assim. O livro de Deuteronômio ofereceu não apenas o contexto para se compreender a situação, mas também apontou para a promessa de restauração.

Leia a profecia sobre Jesus e Sua morte na cruz (Dn 9:24-27). Por que ela foi dada ao profeta Daniel (e a nós) no contexto do exílio de Israel e da promessa do retorno?

Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/deuteronomio-em-escritos-posteriores/

Nenhum comentário: