quarta-feira, 15 de setembro de 2021

BUSCANDO PRIMEIRO O REINO

 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

A experiência de uma única noite que mudou a vida de Jacó.

O avô de Jacó, Abraão, havia viajado por essa estrada cerca de 125 anos antes, mas na direção oposta, chegando à Terra Prometida. Existem muitas outras diferenças entre Abraão e Jacó. Abraão estava com sua família, servos e muita riqueza, mas Jacó estava sozinho e sem qualquer apoio material. Mas, começando com esta noite, eles têm algo em comum, as promessas de Deus: a Terra Prometida, muitos descendentes e a bênção que incluiria todas as famílias da Terra. Jacó não esperava que Deus falasse com ele pessoalmente e sob tais circunstâncias. Ele tinha 15 anos quando Abraão morreu e certamente teve a oportunidade de aprender muito sobre o Deus de seu avô e pai. É o primeiro encontro de Jacó com Deus; ele ouve a voz de Deus pela primeira vez. A escada que chega ao céu desceu até o lugar onde ele estava. A palavra “lugar” domina toda a narrativa (versos 12, 16, 17, 19), não é apenas uma localização geográfica. É o lugar que marcou a vida de Jacó para sempre; é a “porta do céu”. Embora fosse apenas um sonho, esse sonho o acordou. As palavras ditas por Jacó, “O Senhor está neste lugar e eu não sabia”, apontam para sua maior revelação. Deus pode falar conosco de muitas maneiras e podemos não saber disso. Jacó precisava de proteção e Deus prometeu estar com ele. Ele precisava de perdão e descobriu a escada em que os anjos subiam e desciam. A imagem dessa escada aponta para Aquele que desce, Jesus Cristo, para “tirar o pecado do mundo” (Jo 1:29). Não se refere de forma alguma ao seu passado, apenas ao futuro (Gn 28:13-15).

Nessa narrativa esplêndida, a revelação de Deus é paralela à resposta de Jacó (Gn. 28:18-22). A resposta é chamada de adoração. Ninguém pode definir precisamente o que é adoração; nem a Bíblia define. Adoração, a maior necessidade e experiência mais profunda da humanidade, não pode ser definida, mas apenas experimentada. É atitude, ação, obediência, espanto, medo, alegria, celebração, mistério, vida, dedicação — isso é tudo. Cada dimensão da vida é tocada pela adoração. A adoração transforma vidas. O diabo não precisa de nossos bens; ele só quer uma coisa de nós: nossa adoração. O último livro da Bíblia, Apocalipse, nos diz que a adoração será o objeto final do grande conflito entre o bem e o mal (Ap 13:8).

Nenhum comentário: