O coração bem-disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos. Provérbios 17:22
Conselhos como o do verso de hoje, escritos há quase 3.000 anos, têm sido confirmados por pesquisas recentes. De acordo com estudos atuais, a felicidade está relacionada ao menor risco de doenças cardíacas, câncer e outras doenças. Por outro lado, pessoas infelizes ou deprimidas têm maior tendência a inflamações no sistema circulatório e ao surgimento de doenças cardíacas, enfartes e derrames. Pessoas felizes se recuperam mais rapidamente de doenças e cirurgias.
Há obstáculos que impedem as pessoas de ser felizes. Veja cinco deles:
1. Buscar a felicidade no lugar errado – Quaisquer bens ou conquistas que careçam de propósito e valor eternos não trazem felicidade verdadeira.
2. Ingratidão – É impossível sentir gratidão e infelicidade ao mesmo tempo. Que tal fazer da infelicidade um alarme daquilo em que estamos nos concentrando e mudá-lo para as dádivas que recebemos?
3. Inveja – É impossível ser invejosa e feliz ao mesmo tempo, porque, dominadas pela inveja, dirigimos nossa atenção àquilo que não temos, ignorando dádivas recebidas. Não podemos evitar pensamentos de inveja, mas podemos impedir que criem raízes, preenchendo o coração de gratidão.
4. Sensação de injustiça – Tendemos a nos ver como melhores do que somos e, portanto, que não merecemos ser injustiçadas. Em alguns momentos, temos razão. Porém, ao nos vermos apenas como vítimas, que merecemos mais e que o mundo não reconhece nosso valor, sabotamos nossa própria felicidade.
5. Insensatez – A insensatez é o obstáculo final para a felicidade, porque dificulta-nos olhar para além de nós mesmas. Confiar unicamente em nossas emoções flutuantes não é seguro e nos torna reféns de decisões tolas e limitadas, além de trazer infelicidade.
Como superar esses obstáculos da infelicidade? Desenvolvendo um coração grato, eliminando a sensação de injustiça, abandonando as expectativas irreais que tenhamos em relação a tudo e a todos e, principalmente, destruindo as sementes da inveja.
Você está disposta a seguir os conselhos divinos? Se sim, experimentará a felicidade prometida pelo Senhor.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/questoes-de-infelicidade/
Nenhum comentário:
Postar um comentário