Então, os israelitas [...] não pediram conselho ao Senhor. Josué 9:14
Com a destruição de Jericó e Ai, os gibeonitas, que viviam nas quatro cidades das colinas a oeste, sabiam que seriam os próximos da lista. Mas, em vez de aceitar a provisão do Senhor para todos os cananeus que renunciassem à idolatria e se unissem a Israel, recorreram ao estratagema.
Uma estranha delegação adentrou calmamente no acampamento em Gilgal. Seus animais de carga estavam carregados de velhos sacos e odres de vinho remendados. Os próprios embaixadores usavam sandálias gastas e roupas velhas. Os gibeonitas haviam escolhido os melhores recursos visuais e seus principais atores para a ocasião. “Chegamos de uma terra distante”, explicaram, “fazei, pois, agora, aliança conosco” (Js 9:6).
Deus tinha advertido especificamente a Israel quanto a fazer qualquer tipo de aliança com os cananeus. Por isso Josué e seus oficiais superiores tiveram esta dúvida. “Porventura, habitais no meio de nós; como, pois, faremos aliança convosco?”, perguntaram (Js 9:7).
Com gestos cativantes e convincentes apelos, os gibeonitas mostraram a Josué e seus homens o pão bolorento que supostamente foi tirado quente do forno quando partiram. Então deram-lhes uma ideia geral de seu vestuário, que aparentemente provava que eles tinham saído de algum país distante, do outro lado das fronteiras de Canaã.
Josué e seus príncipes sentiram que não necessitavam importunar o Senhor, visto que consideravam ter elementos suficientes para a tomada de decisão. Três dias depois Israel descobriu o ardil. Os gibeonitas viviam precisamente no meio deles! Mas o tratado tinha sido feito e não houve desistência do juramento.
Muitas armadilhas da vida poderiam ser facilmente evitadas se tão somente confiássemos no Senhor em vez de nos apoiarmos no próprio entendimento, como fizeram Josué e seus liderados. “Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas” (Pv 3:6).
Jan S. Doward, 2/3/1985
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/enganado-pela-visao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário