segunda-feira, 5 de julho de 2021

A PRIMA-DAMA DA REFORMA

 O mundo não era digno deles. [...] No entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Hebreus 11:38, 39

Käthe era uma adolescente quando foi para o convento. Lá conheceu folhetos escritos pelo monge Lutero.

Um dia, Käthe disse à tia, freira, que não tinha paz interior, nem queria confessar ao padre. Então a tia e as meninas que não desejavam mais permanecer no convento escreveram ao Dr. Lutero.

Ele solicitou ajuda a um amigo comerciante. Certo dia, 11 freiras e a tia de Käthe pularam uma janela, escondendo-se junto aos barris de peixe salgado, que tinham sido esvaziados pela cozinheira.

Lutero encaminhou todas ao casamento. Tempos depois, Käthe, com 26 anos, e Lutero, com 42, casaram-se, indo morar no mosteiro de Witemberg.

Quando nasceu o primeiro filho, João, Lutero disse: “Käthe, como Satanás deve estar irado! Ele queria ter acabado comigo; agora tenho uma razão a mais para viver: treinar uma criança para seguir meus passos.”

Na juventude, Lutero maltratara o corpo com as cruéis penas. Isso o debilitou. Por essa razão, Käthe lhe dava alimentos simples e remédios caseiros.

Os problemas da igreja recém-reformada eram-lhe uma constante preocupação. Käthe tentava encorajá-lo, às vezes em vão.

Em uma tarde, Lutero encontrou a esposa vestida de preto. Entre lágrimas, ela lhe disse: “Você não sabe que Deus está morto?” Lutero riu, mas Käthe insistiu: “Amado doutor, Deus está morto, ou você não estaria tão desanimado. Você sempre disse que nosso Pai cuida de nós, mas não consegue sorrir nem comer.”

Lutero abraçou Käthe e disse: “Deus me deu você, porque eu precisava de uma mulher sábia!”

Vendo o marido cada vez mais cansado e sobrecarregado, Käthe o distraía com jantares e passeios ao ar livre. Também o convenceu a comprar um terreno para capinar com os filhos. O ar puro e os exercícios lhe renovaram as forças.

As questões da reforma enchiam a Alemanha. Pouco depois de ter passado dias agradáveis com a família em Zu?lsdorf, Lutero foi levado a uma missão importante, vindo a falecer. Após anos de lutas, Käthe descansou, mas um de seus filhos já era grande pregador; outro, médico; e a filha, casada com um nobre.

Katharina von Bora foi fiel às suas convicções, e Deus lhe deu uma missão especial. Se Deus lhe deu um companheiro, ele também é sua missão. E com Deus haverá grandes vitórias.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-primeira-dama-da-reforma/

Nenhum comentário: