quinta-feira, 13 de maio de 2021

NEGANDO A JESUS

Asseguro-lhe que ainda hoje, esta noite, antes que duas vezes cante o galo, três vezes você Me negará. Marcos 14:30

No Sinédrio, como réu de morte, Jesus passaria por angústia que dilaceraria Seu coração: um discípulo O negaria.

Depois de O abandonarem no Getsêmani, Pedro e João O seguiram, à distância. Os sacerdotes reconheceram João como discípulo de Jesus, deixando-o entrar na sala. Esperavam que, testemunhando a humilhação de Jesus, ele desistiria de segui-Lo. Pedro entrou junto.

Ainda não havia amanhecido e estava frio. No pátio havia um fogo aceso. Pedro se aproximou, tentando não ser notado. Mesmo assim, uma das servas de Caifás o reconheceu. Confuso, com os olhos do grupo fixos nele, Pedro a ignorou. Ela repetia que Pedro estivera com Jesus. Zangado, ele resmungou que desconhecia Jesus.

Ao esconder sua verdadeira identidade, Pedro se colocou em terreno inimigo. Embora ocultasse seu interesse no julgamento do Mestre, o coração de Pedro tremia de dor diante das cruéis zombarias e dos maus-tratos contra Ele. Embora irritado por ver Jesus permitir-Se ser humilhado, disfarçou seus sentimentos, unindo-se aos zombadores de Jesus. Pela segunda vez, alguém o acusou de ser seguidor de Jesus, mas Pedro jurou não conhecer o Mestre.

Uma hora depois, um dos servos do sumo sacerdote disse a Pedro que ele se parecia com Jesus. Os discípulos eram identificados pela pureza da linguagem e, para enganar seu inquiridor, Pedro negou o Mestre com imprecação e juramento.

Ouvindo o galo, as palavras de Jesus lhe vieram à mente e, vendo-O fitá-lo com profunda piedade e tristeza, mas compassivo e cheio de perdão, Pedro compreendeu amargamente o quanto o Senhor conhecia bem seu coração cheio de falsidade, ingratidão e perjúrio.

Voltando o olhar ao Mestre, viu-O ser esbofeteado na face. Incapaz de continuar no local, desapareceu, rumo ao Getsêmani. Lá vira Jesus aflito, manchado de sangue e suor. Deixara-O a orar e angustiar-Se sozinho. Torturou-se vendo-se responsável por aumentar Sua humilhação e pesar. Pedro jogou-se ao chão e desejou morrer.

Cristo sabia quanto Satanás se empenharia para derrotá-lo. Se Pedro tivesse orado em vez de dormir, não teria negado seu Senhor.

Vigie. Não permita que Satanás paralise seus sentidos. Jesus já lhe garantiu a vitória!

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/negando-a-jesus/

Nenhum comentário: