sexta-feira, 30 de abril de 2021

A LÓGICA DIVINA

 Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. 1 Coríntios 1:25

No contexto científico, a lógica é entendida como coerência, sequência racional e constante que fundamenta todas as coisas. Entretanto, quando nos voltamos para as situações da vida, parece que a lógica não funciona muito bem. Quantas vezes tínhamos certeza de que algo daria certo, mas não deu; de que determinado casamento seria bem-sucedido, mas não foi; ou de que certa situação jamais poderia acontecer e aconteceu?

No âmbito espiritual, a lógica humana parece ainda mais deficiente. Na maioria das vezes, a lógica de Deus parece ilógica para nós. Ao refletir sobre isso, o apóstolo Paulo afirmou: “Mas Ele me disse: ‘Minha graça é suficiente para você, pois o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza’. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte” (2Co 12:9, 10).

Pela lógica humana, os melhores merecem o melhor e alcançam mais influência. Mas, ao lermos a narrativa bíblica, vemos que a lógica divina lança por terra esse raciocínio. O fato de Moisés ter sido um assassino não o tirou dos planos de Deus. Gideão era desprezado e oprimido, mesmo assim foi escolhido para julgar e libertar Israel. O Senhor escolheu uma criança, Samuel, para repreender o sumo sacerdote. Davi, um pastorzinho perseguido e rejeitado, foi separado para ser um rei, porque “o Senhor não vê como o homem” (1Sm 16:7).

Aos nossos olhos, muitas atitudes de Deus podem ser ilógicas, mas Ele não aprova a lei do mais forte e sim a lei do mais obediente, do coração mais sincero. No reino dos Céus, os arrogantes, insensíveis, irredutíveis, astutos, briguentos e perseguidores são substituídos pelos humildes, pelos que choram, pelos misericordiosos, pelos limpos de coração e pelos pacificadores. Em outras palavras, aqueles que pareciam os menos fortes e promissores vão ganhar destaque na eternidade. “Muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros” (Mc 10:31). Assim, que tal inverter as prioridades mundanas e seguir a lógica divina?

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-logica-divina/

Nenhum comentário: