sexta-feira, 11 de outubro de 2019

O VERDADEIRO DIA DO SENHOR


Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. Malaquias 3:18

Os inimigos da lei de Deus, desde o ministro até ao menor dentre eles, tem nova concepção da verdade e do dever. Demasiado tarde veem que o sábado do quarto mandamento é o selo do Deus vivo.
Tarde demais veem a verdadeira natureza de seu sábado espúrio, e o fundamento arenoso sobre o qual estiveram a construir. Acham que estiveram a combater contra Deus. Ensinadores religiosos conduziram almas a perdição, ao mesmo tempo que professavam guiá-las as portas do Paraíso. Antes do dia do ajuste final de contas, não se conhecerá quão grande é a responsabilidade dos homens no mister sagrado, e quão terríveis são os resultados de sua infidelidade. Somente na eternidade poderemos com acerto avaliar a perda de uma única alma. Terrível será a condenação daquele a quem Deus disser: Retira-te, mau servo. A voz de Deus é ouvida no Céu, declarando o dia e a hora da vinda de Jesus e estabelecendo concerto eterno com Seu povo. Semelhantes a estrondos do mais forte trovão, Suas palavras ecoam pela Terra inteira. O Israel de Deus fica a ouvir, com o olhar fixo no alto. Tem o semblante iluminado com a Sua glória, brilhante como o rosto de Moisés quando desceu do Sinai. Os impios não podem olhar para eles. E, quando se pronuncia a benção sobre os que honraram a Deus, santificando o Seu sábado, ha uma grande aclamação de vitória. (Grande Conflito, p. 558)

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

NOSSO CHAMADO


Então, virá o fim. Mateus 24:14

O amor de Deus é a grande mensagem por trás dos sinais da segunda vinda de Jesus. Em Mateus 24, Cristo deixa claro que não voltará por causa da pressão ou efeitos do pecado, mas apenas quando todos tiverem oportunidade de ouvir sobre Sua vinda.
Mesmo que algumas pessoas ainda insistam em alimentar a esperança com alarmismo, sensacionalismo e radicalismo, o Senhor prefere transformar vidas por meio da pregação, salvação e do cumprimento da missão. Deus sofre com os resultados do pecado, mas está disposto a tudo para salvar mais pessoas.
Por outro lado, uma leitura mais detalhada de Mateus 24 revela que, em Sua mensagem, Jesus não anunciava o “reino da graça”, que representa a nova vida recebida por aqueles que se entregam a Ele. O contexto indica que o reino a que Ele se referia era o “reino da glória”, que será estabelecido em Sua segunda vinda.
Portanto, a pregação do “evangelho do reino” é específica. Não é uma mensagem geral sobre a pessoa de Cristo, Seu amor, perdão e salvação, por mais bíblicos e transformadores que sejam esses temas. Ela tem que ver com Sua segunda vinda. É apenas pregando sobre a volta de Jesus que prepararemos pessoas para Seu retorno.
Pregar o “evangelho do reino” e anunciar a volta de Jesus é um chamado específico para os adventistas do sétimo dia. Temos essa mensagem em nossa “certidão de nascimento”, identidade e crenças fundamentais. Não podemos esperar que outros se levantem para pregá-la, quando não creem nela ou a tratam como insignificante.
O chamado é pessoal e direto. Deus conta com nosso envolvimento. Ele fará milagres e usará os meios mais inesperados para que a pregação avance, mas Seu primeiro recurso ainda são aqueles que já foram alcançados e transformados.
Quando o mundo for abalado por um povo cheio do Espírito Santo, “então virá o fim”. A volta de Jesus não ocorrerá por conta de templos imponentes ou programas impressionantes, muito menos com dissidência ou independência, mas como resultado da união do remanescente na pregação do “evangelho do reino”. Precisamos colocar toda a nossa dedicação nessa missão. A prioridade de Deus precisa ser a nossa. Não há outro caminho. Se você ama a volta de Cristo, pregue continuamente o evangelho do reino. “Então, virá o fim.”

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

A ORAÇÃO DE NEEMIAS


Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos Céus. E disse: ah! Senhor, Deus dos Céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que Te amam e guardam os Teus mandamentos!” (Ne 1:4, 5).

Leia a oração de Neemias 1:5-11. Quais são os componentes dessa oração? Por que o servo de Deus se incluiu no grupo dos culpados?
1. Reconhecimento da grandeza e misericórdia de Deus: Senhor, Tu és grande e tens misericórdia (Ne 1:5).
2. Súplica para que Deus ouvisse sua oração: Ouça-me (Ne 1:6).
3. Confissão dos pecados (Ne 1:6, 7).
4. Solicitação de que o Senhor Se lembrasse das Suas promessas (Ne 1:8, 9).
5. Reafirmação de que Deus havia resgatado Seu povo (Ne 1:10).
6. Nova súplica para que Deus ouvisse sua oração: Ouça-me (Ne 1:11).
7. Pedido especial de ajuda: Deus, concede prosperidade e misericórdia (Ne 1:11).
A oração de Neemias é uma bela composição que narra a grandeza de Deus, a pecaminosidade do povo e conclui com um pedido de ajuda. Essa oração se assemelha à oração de Daniel 9, e é possível que Neemias estivesse familiarizado com essa oração. Vale a pena observar que o servo de Deus não começou sua oração com um pedido de ajuda, mas primeiro declarou a verdade sobre quem Deus é: grande e temível. Ele também destacou que Deus mantém Sua aliança e tem misericórdia daqueles que O amam, como se quisesse lembrar a Deus que Ele sempre havia sido fiel e agora não podia ser diferente.
A oração apresenta uma estrutura especial (descrita acima) que tem seu centro no verso 8, em que Neemias articula as promessas de Deus. Neemias disse: “Lembra-Te”. Em outras palavras: Lembra-Te, Deus, de que prometeste que nos dispersarias quando fôssemos infiéis, mas que também nos trarias de volta e restaurarias todas as coisas. Já que a primeira parte aconteceu, agora é hora de cumprir a segunda, pois estamos nos voltando a Ti.
Neemias não teve medo de reivindicar as promessas de Deus e ­lembrá-Lo delas. Evidentemente, não é que Deus não saiba ou não Se lembre do que prometeu. Em vez disso, Ele sente prazer em nos socorrer quando Lhe pedimos ajuda. Ele deseja que acreditemos em Suas promessas e as falemos em voz alta para Ele. Ao verbalizá-las, podemos ser fortalecidos em nossa decisão de confiar nelas, especialmente nos momentos em que estamos desesperados.
Quais promessas de Deus você pode reivindicar hoje? Por que é importante nunca desistir de clamar por elas?

terça-feira, 8 de outubro de 2019

CARACOL FLEXÍVEL


Vejam, o Meu servo agirá com sabedoria; será levantado e erguido e muitíssimo exaltado. Isaías 52:13

A princípio ele chegou para uma foto. Mas como não saía da concha, experimentei soltá-lo no quintal. Ele não era meu “sonho de consumo” e nunca imaginei que pudesse criar um caracol como bichinho de estimação. Mas ele está lá entre os canteiros, e espero que ainda esteja enquanto você lê sua história.
Os caracóis terrestres vivem no chão, mas alguns sobem em árvores. O meu amiguinho gosmento carrega nas costas uma concha de cerca de 11 centímetros e uns 70 gramas de peso. Mesmo assim, flagrei o espertinho diversas vezes, enroscado em um tronco fino de sálvia-anã, um arbusto de pouco mais de 30 centímetros de altura, que tem flores vermelhas. Ele depenou a planta, comendo quase todas as folhas.
Para evitar a devastação total, servi-lhe uma salada à base de alface. Depois ofereci uma banana. Ele comeu só um pouquinho. Acho que estava com a barriga cheia ou então não mistura frutas com verduras. Nesse dia matei a curiosidade e agachei-me rente ao chão para ver sua boca em ação. Ela tem uma fileira de dentes afiados e parece funcionar como uma bomba de sucção. Depois de comer, ele se encolhe e fica de 3 a
4 dias dormindo.
Os olhos do caracol ficam na ponta de suas antenas. O corpo é uma massa carnuda, que estirada, quase dobra de tamanho. Ao andar sobre as folhas e sobre a terra, vai deixando um rastro brilhante, uma esteira oleosa que ajuda o bicho a deslizar mais rápido. Essa gosma é hidratante e diminui o atrito entre o corpo e o chão.
Isso lembra a necessidade que temos de ser flexíveis. A flexibilidade é como a onda que se adapta a muitos formatos. Você pode desenvolver estratégias para crescer e continuar firme ao lado de Jesus, mesmo sendo maleável em suas ideias e ações. Seja forte, impossível de quebrar, quando isso significar desobedecer a Deus. Mas, ao mesmo tempo, seja capaz de se adaptar a quaisquer situações.
Os fariseus montaram uma armadilha ao perguntar a Jesus se o imposto devia ser pago ou não. Um “sim” faria Dele traidor da nação. Um “não” O identificaria com os rebeldes judeus contrários ao governo romano. A resposta foi: “Deem a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Lucas 20:25). Para não agir com ímpeto ou rigidez, peça ajuda a Jesus. De flexibilidade Ele entende.

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

DO ÚNICO SER QUE LIGA O HOMEM AO ALTÍSSIMO


Eu sou o Senhor; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória
nem a imagens o meu louvor. Isaías 42:8.

Muitos pensam que os supostos “santos” e imagens, servem para interceder por nós aqui na terra perante Deus; se enganam completamente, pois o Próprio Deus condena e proíbe esse tipo de prática.
Está escrito na Bíblia, que somente há um ser que pode ligar o homem ou a mulher até Deus. Somente um ser é que pode interceder por nós aqui na terra, esse ser chama-se Senhor Jesus, conforme podemos ler, no novo testamento, em 1ª Timóteo, capítulo 02, versículos 5 e 6, onde diz: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos”.
Por isso, é necessário, que você leia essa mensagem, comparando-a em sua própria Bíblia e ao mesmo tempo pare pra pensar um pouco e veja se realmente você está fazendo coisas que agradam a Deus; se não estiver, peça perdão a Ele, que é fiel e justo para te perdoar e te dar uma segunda chance, antes que seja tarde demais.
A oportunidade que Ele está te dando é essa, agora mesmo, reflita como está a sua vida e tome a decisão correta e entregue a sua vida para o Senhor Jesus, que é o Único que pode nos levar a um reencontro com Deus e, por conseguinte, trazer a salvação para a nossa alma.

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

NADA É IMPOSSÍVEL


Porque para Deus nada é impossível. Lucas 1:37, NTLH

Histórias de milagres sempre aquecem o coração e renovam a esperança. Relatos assim nos dão a oportunidade de ver Deus em ação ao transformar vidas e resolver casos insolúveis. No texto de hoje, apresento a você a atuação de nosso Pai, fazendo o que só Ele pode: milagres.
Durante muito tempo, Maviael lutou contra o vício da bebida. Precisando trocar seu colchão, levou-o até o quintal da casa, colocou fogo e saiu para comprar um novo. No caminho para a loja, passou por um bar e não resistiu. Entrou, bebeu e gastou todo seu dinheiro.
Voltou para casa sem o colchão novo e sem dinheiro. Situações semelhantes se repetiram tantas vezes que ele não via mais solução. Resolveu tirar a própria vida. Certo dia, depois de beber muito, estava sem rumo e procurou um terreno vazio para usar como banheiro. O primeiro que encontrou ficava bem ao lado da Igreja Adventista do bairro de Prazeres, em Pernambuco.
Naquele dia, era realizado o evangelismo de Semana Santa, e Maviael ouviu a igreja cantar o hino “Caminhando” (Hinário Adventista, no 490). A música chamou sua atenção, ele foi à porta da igreja e ficou ali até o fim do programa. Mesmo sem estar totalmente lúcido, gostou do culto.
Voltou no dia seguinte, acompanhado de um vizinho adolescente. Eles não pararam mais de ir à igreja, foram batizados e permanecem fiéis até hoje. Maviael se tornou ancião da mesma igreja, e Paulo César, o vizinho adolescente, se tornou pastor adventista. Além disso, Maviael tem um filho pastor, um neto ­pastor – hoje trabalhando como missionário fora do país – e uma filha professora universitária em uma instituição adventista.
Olhando para Maviael, um alcoólatra incorrigível, você seria capaz de imaginar um futuro tão promissor? Talvez você conheça outras pessoas que pareçam casos perdidos, ou você mesmo se sinta nessa condição. Apesar de não poder voltar ao passado para escrever um novo começo, você pode recomeçar e escrever um novo final. Resgate sua confiança no amor de um Deus que “escreve com uma pena que nunca borra, fala com uma língua que nunca erra, age com uma mão que nunca falha” (Charles Spurgeon).
Não se esqueça de que Deus é capaz dos maiores milagres, nas piores condições, usando as mais simples situações. Confie Nele, e o impossível se realizará em sua vida.

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

SINERGIA - ILUSTRAÇÃO


Consagre ao Senhor tudo o que você faz,
e os seus planos serão bem-sucedidos. Provérbios 16:3

Sinergia” pode ser definida desta maneira: “Esforço coletivo e solidário que busca um melhor resultado do que a soma dos resultados obtidos individualmente" (Extraído de  HYPERLINK "https://www.dicio.com.br/sinergia/" https://www.dicio.com.br/sinergia/). Uma igreja tem sinergia quando seus membros e departamentos trabalham e servem sua comunidade juntos em vez de atuar separadamente. Essa sinergia produzirá um efeito total maior do que se cada um dos membros da igreja trabalhasse de modo isolado. Aqui está uma pequena “parábola” para ilustrar isso:
Uma família estava planejando suas férias com seis meses de antecedência. O pai dividiu a tarefa de planejar e organizar a viagem com os membros da família. Como líder, ele escolheu o destino e comprou as passagens aéreas para Florianópolis, Santa Catarina. Sua esposa foi encarregada de encontrar um hotel e reservou um hotel em Fortaleza, no Ceará. Seu filho ficou responsável pela alimentação e fez reservas de restaurantes em Belo Horizonte, Minas Gerais. Sua filha recebeu a tarefa de cuidar da recreação e planejou atividades e lugares para visitar no Rio de Janeiro. Eles chegarão a algum lugar? Eles estavam cooperando, mas não havia comunicação mútua enquanto faziam seus planos.
Não é suficiente apenas planejar eventos desconectados para a comunidade em torno de sua igreja. Os departamentos da igreja devem trabalhar juntos (colaborar) para desenvolver um processo que faça a diferença na comunidade. Discuta como a igreja pode planejar juntos para serem agentes de mudança mais eficazes na comunidade em que estão inseridos.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

MARRECO VIGILANTE


Sim, o protetor de Israel não dormirá, Ele está sempre alerta! O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, Ele está à sua direita. Salmo 121:4, 5

Agito. Essa seria a palavra mais apropriada para identificar o ganso doméstico, às vezes também chamado de marrecão. Ele poderia fazer parte de um triátlon (competição na qual um atleta participa de várias modalidades esportivas) sem dar vexame, pois corre e nada sem cansar. Muito forte, esse primo do pato parece insensível às doenças, especialmente depois do primeiro mês de vida. Só há um probleminha: por causa do crescimento rápido, as pernas entortam com facilidade.
Vegetariano, o ganso se dá bem no pasto, comendo capim e ervas daninhas. O bico tem uma lâmina serrilhada que o torna um excelente aparador de grama. Os criadores aproveitam tudo dele: carne, penas, couro e até o grito. Ao perceber a presença de estranhos, o escândalo e a gritaria são gerais. Sua fama como guardião é antiga. Conta-se que em 390 a.C., os romanos escaparam a uma invasão do exército gaulês porque os gansos que viviam em um dos templos de Roma foram mais espertos do que as sentinelas. Começaram a grasnar ao pressentir a aproximação dos soldados inimigos e acordaram a guarda romana. Dizem que eles até “serviram” com a guarda de uma base norte-americana de mísseis sediada na Europa.
É verdade que o trabalho do ganso como vigilante se resume à gritaria, mas é o suficiente para estragar os planos de quem invade quintais na surdina. A vantagem sobre os cães de guarda é sua capacidade de vigiar 24 horas. Ele não precisa ser ensinado a fazer isso, pois age instintivamente. Dia e noite, o ganso sinaleiro, ou cachorro-de-polaco está sempre alerta.
O Salmo 121 traduz a segurança de quem tem ao Senhor como amigo: “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta, sim, o protetor de Israel não dormirá, Ele está sempre alerta! O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, Ele está à sua direita. De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite. O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida. O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.”