quarta-feira, 3 de julho de 2019

ÉLITROS


Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das Tuas asas. Salmo 17:8

Quer no alto das montanhas ou enterrados no fundo de grandes valas e poços, os besouros fazem parte de um dos grupos de insetos de maior sucesso no planeta. Conseguem viver em florestas tropicais ou nos lugares mais gelados. Sua capacidade de adaptação e de resistência está relacionada com os élitros.
Observe um besouro voando. Você verá duas asas imóveis e duas asas em movimento. Quando ele pousa, o mistério fica explicado. As asas de baixo são cuidadosamente dobradas e se encaixam perfeitamente sob as asas que não se movem. As asas rígidas chamam-se élitros, um estojo feito de quitina, um material muito resistente. Eles atuam como as asas fixas de um avião: ajudam o besouro a decolar, a pousar, a manter o equilíbrio e a mudar de rumo. Para alguns besouros que vivem embaixo d’água, os élitros servem como depósitos de ar.
Os élitros são a maior proteção dos besouros. Com eles, podem enfrentar situações diversas: andar no meio de plantas e espinhos, rastejar entre as pedras ou se enterrar no chão, sem danificar as verdadeiras asas. Davi pediu que Deus o guardasse à sombra das Suas asas. Não sabemos o que se passava em sua mente quando ele se referiu à sombra das asas de Deus. Mas sendo uma pessoa que viveu grande parte de sua juventude no campo, em contato com a natureza, por certo conhecia o estojo protetor das asas dos besouros. Sabia que apesar de sensíveis, estavam sempre bem protegidas.
Durante um certo tempo, Davi foi perseguido por um rei louco e seu exército. Aventureiros ávidos por recompensas também se juntaram a Saul. Andou fugitivo pelas cavernas e montanhas do deserto da Judeia, sujeito aos perigos naturais da vida selvagem. Nessas circunstâncias, só lhe restava a proteção divina. Por isso pediu: “Guarda-me […] à sombra das Tuas asas” (ARA). Quando Deus protege, nada, nem ninguém pode nos afetar. O apóstolo Paulo confirma: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31).
Guarde otimismo em seu coração: “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta”; “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois Tu estás comigo” (Salmo 18:2; 23:4).

Nenhum comentário: