E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o
evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a
nação, e tribo, e língua, e povo,
Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Apocalipse 14:6,7
Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Apocalipse 14:6,7
A lei de Deus, os Dez
Mandamentos, ainda é válida (veja Tg 2:10-12), e essa lei inclui o sábado. Por
que, então, tantos cristãos guardam o domingo se não há justificativa bíblica
para isso?
Daniel 7 fala sobre a ascensão de quatro grandes impérios: Babilônia,
Média-Pérsia, Grécia e Roma, sendo este o quarto e último império terrestre. Em
Daniel 7:8, há uma descrição do poder de um chifre pequeno, que surgiria em um
período posterior do Império Romano. Esse poder ainda faria parte do
Império Romano, só que em uma fase posterior. O que mais poderia ser esse
poder, senão o Papado, que surgiu diretamente de Roma e, até hoje, ainda faz
parte dela? Thomas Hobbes escreveu no século 16: “Se considerarmos a origem
desse poderoso domínio eclesiástico, perceberemos facilmente que o Papado nada
mais é do que o fantasma do finado Império Romano, coroado sobre seu túmulo”
(Thomas Hobbes, Leviathan [Leviatã]; Oxford: Oxford University
Press, 1996, p. 463).
Leia Daniel 7:23 a 25. Quais são as origens da guarda do domingo?
O idioma original, o aramaico, revela no verso 25 que o poder do chifre
pequeno “pretendia” mudar a lei. Qual poder terrestre pode realmente mudar a
lei de Deus?
Embora a história não esclareça os detalhes exatos, sabemos que, sob o
domínio de Roma papal, o sábado foi substituído pela tradição da guarda do
domingo. Essa tradição foi tão firmemente enraizada que a Reforma Protestante a
manteve viva, mesmo até o século 21. Hoje, a maioria dos protestantes ainda
guarda o primeiro dia da semana, em vez de obedecer ao mandamento bíblico do
sábado.
Leia Apocalipse 13:1 a
17 e compare com Daniel 7:1 a 8, 21, 24 e 25. Quais imagens semelhantes são
usadas nesses textos? Como elas nos ajudam a entender os eventos finais?
Utilizando ilustrações diretamente de Daniel, inclusive sobre o último
período de Roma papal, o livro do Apocalipse revela a perseguição que sobrevirá
no tempo do fim aos que se recusarem a “adorar” de acordo com os ditames dos
poderes vistos no livro do Apocalipse.
De acordo com Apocalipse 14:6 e
7, o sábado será crucial nessa crise final sobre adoração?
Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/a-mudanca-da-lei/
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