quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

ENGANO MORTAL

Filho Meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites. Provérbios 1:10, ACRF

Acho interessante observar um inseto preso em uma teia de aranha. Tenho vontade de libertá-lo, mas prefiro não interferir na cadeia alimentar. Recentemente, dois cientistas do Instituto Smithsonian de Pesquisa Tropical, no Panamá, descobriram como a chamada aranha-de-prata (Argiope argentata) faz para atrair suas presas.
As teias desse aracnídeo sintetizam diferentes substâncias importantes para a armadilha. Os fios do interior da teia, aos quais as vítimas se prendem, têm a mesma aparência das flores. Isso é possível porque os insetos que se alimentam de néctar enxergam por meio da luz ultravioleta, imperceptível ao olho humano. Vistas nessa faixa de luz, as teias da aranha-de-prata são semelhantes às flores. Dessa forma, os insetos são enganados e atraídos para a morte.
Salomão nos adverte que, semelhante a essas aranhas, o mal tentará nos atrair. Esse é o alerta do provérbio de hoje. Podemos dividi-lo em três partes.
Na primeira, o sábio nos diz que existe uma clara intenção do reino das trevas, representado pelos pecadores, de atrair o máximo de pessoas para o mal. Essa é a função principal do diabo desde a queda. Como sabe que está condenado, o inimigo quer levar para a morte o maior número possível de pessoas. Essa é a estratégia dele para ferir Deus.
Na segunda parte do versículo, foi exposto o método dessa atração para o mal. Ele apresenta “agrados” para as pessoas. Chamamos isso de tentação. O príncipe das trevas sabe exatamente o que tenta cada um de nós e, ao preparar as armadilhas, coloca como isca aquilo que mais chama a nossa atenção. Ele tentou fazer isso com Jesus ao mostrar do alto de um monte a glória de todo o mundo e oferecê-la ao Mestre em troca de adoração (Mateus 4:8, 9). Jesus, nosso modelo, resistiu, usando as Escrituras. Assim Ele exemplificou a terceira parte do provérbio.
Essa parte fala da atitude do verdadeiro cristão em relação ao convite do mal. Em uma expressão simples, mas profunda, ele aconselha: “não aceites”. Todo cristão precisa ter força moral, adquirida apenas em Cristo, para dizer não à tentação. O apóstolo Tiago nos diz como isso acontece no mundo espiritual: “Submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês” (Tiago 4:7).
Não caia nas teias das tentações. Junte-se a Cristo e você não será enganado.
        
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/engano-mortal/ 

Nenhum comentário: