Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento
sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco
ali. Isaías 28:10
Se o tempo permitir,
folheie o livro de Levítico (veja, por exemplo, os capítulos 12, 16 e 23).
Quais pensamentos vêm à sua mente ao ler essas regras, regulamentos e rituais?
Por que muitos deles seriam quase impossíveis de seguir nos tempos do Novo Testamento?
É conveniente classificar as leis do Antigo Testamento em várias
categorias: (1) lei moral, (2) leis cerimoniais, (3) leis civis, (4) estatutos
e juízos e (5) leis de saúde.
Essa classificação é, em parte, artificial. Na realidade, algumas dessas
categorias estão inter-relacionadas e há uma considerável coincidência entre
elas. Os antigos não as consideravam separadas nem distintas.
A lei moral é resumida pelos Dez Mandamentos (Êx 20:1-17). Ela é uma
síntese dos requisitos morais da humanidade. Esses dez preceitos são
exemplificados e aplicados em vários estatutos e juízos nos primeiros cinco
livros da Bíblia. Esses exemplos mostram o que significava guardar a lei de
Deus em diversas situações.
As leis civis estão relacionadas à lei moral, pois também são
fundamentadas nela. Elas definem a relação do cidadão com as autoridades civis
e com outros cidadãos. Indicam as penalidades para diversas infrações.
As leis cerimoniais regulamentavam o ritual do santuário, descrevendo as
várias ofertas e responsabilidades de cada cidadão. Os dias de festa são
especificados e sua observância, definida.
As leis de saúde se sobrepõem às outras leis. As diversas leis
relacionadas à impureza definem a impureza cerimonial, mas ainda vão além
disso, incluindo princípios de higiene e saúde. As leis sobre carnes puras e
impuras estão fundamentadas em considerações físicas.
Embora os judeus provavelmente pensassem, de modo geral, em todas essas
leis como um único pacote, pelo fato de que todas vieram de Deus, eles devem
ter feito certas distinções mentalmente. Os Dez Mandamentos haviam sido
pronunciados por Deus diretamente ao povo. Isso os colocava à parte,
tornando-os especialmente importantes. As outras leis tinham sido transmitidas
por meio de Moisés. O ritual do santuário só poderia ser cumprido enquanto
houvesse um santuário em funcionamento.
As leis civis, pelo menos em grande parte, não podiam mais ser impostas
depois que os judeus perderam sua independência e passaram a estar sob o
domínio civil de outra nação. Muitos preceitos cerimoniais já não podiam ser
observados depois da destruição do templo. Além disso, depois que o Messias
veio, muitos tipos tinham encontrado seus antítipos, e não tinham mais
validade.
Fonte:
http://mais.cpb.com.br/licao/o-conflito/
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