terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

O NOCAUTE DE DEUS

Este milagre em Caná da Galileia foi o primeiro que Jesus realizou. Ele revelou a sua glória, e os seus discípulos creram nele. João 2:11, Nova Bíblia Viva
Rosto inchado, corpo no chão, sangue por todo o lado e o peso da humilhante derrota nas costas. Do outro lado, vibrando, em pé, punhos levantados e ovacionado por todos, está o vencedor, eletrizado pelo caminhão de adrenalina que a vitória inquestionável, rápida e trucidante deposita no organismo. Essa cena bizarra e patética é a caricatura do que significa o conceito de glória para o ser humano sem Deus.
As vitórias humanas comemoradas com mais intensidade, em geral, envolvem derrotas acachapantes de outras pessoas. Quem não se lembra do 7 x 1? A mais glo­riosa vitória do futebol alemão foi também a mais humilhante derrota da seleção brasileira. Para o ser humano, é antinatural compartilhar triunfos.
O que a Bíblia quer dizer, então, ao se referir à glória de Deus? O evangelho de João diz que Jesus "revelou a sua glória" na transformação da água em vinho em Caná. Como Deus manifesta a sua glória? Ao intervir na desastrosa falta de vinho no casamento, Jesus a estava demonstrando. O vinho que acabara significa as ten­tativas humanas para se salvar; sempre resultam em frustração. A água represen­ta a matéria-prima que Deus trabalha. Do mesmo modo que Ele não precisa de uva para produzir vinho, não necessita de obras humanas para produzir salvação. O vinho transformado simboliza as mudanças que Cristo faz em nossa vida. Em resumo, a glória de Deus tem que ver com a felicidade de seus filhos. A alegria dele só é plena quando nós vencemos também.
Ao manifestar sua glória em Caná, Cristo estava apontando para o ápice de sua glória: a cruz. Paradoxalmente, pendurado naqueles toscos pedaços de madeira, o Senhor encontrou o ponto mais alto de sua exaltação. Naquela tarde, Ele atraiu todos os olhares para si. O "octógono" do universo se curvou diante de sua soberania. Com a aparência de um nocauteado, Ele nocauteou Satanás; desfigurado pelos açoites e cravado na cruz, Ele pisou a cabeça da serpente e conquistou sua mais extraordinária vitória. A glória dele é sempre compartilhada. Por isso, hoje Jesus nos convida a participar de sua glória e incentiva: Como Eu venci, vocês também vencerão.
Fonte: http://iasdcolonial.org.br/inspiracao-juvenil/mensal#14.html

Nenhum comentário: