quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

HUMILDADE

Depois de mim vem alguém que é mais importante do que eu, e eu não mereço a honra de me abaixar e desamarrar as correias das sandálias dele. Marcos 1:7
Atualmente, assistimos a uma onda avassaladora de autoexposição nas redes sociais. As pessoas andam narcisisticamente apaixonadas por si mesmas. Como a madrasta malvada de A Branca de Neve e os Sete Anões, milhares perguntam todos os dias: "Facebook, Facebook meu, existe alguém mais bonito, inteligente e espiritual do que eu?" Nada contra a selfie, mas a publicação exagerada desse tipo de imagem pode ser um sintoma grave de orgulho.
É possível que essa tendência de autoexposição seja para alguns a tentativa de publicar sua pretensa superioridade. Imagens em viagens luxuosas, com pessoas famosas, em hotéis e restaurantes caros compõem o cardápio da ostentação na internet. Alguns beiram o ridículo, ao postar fotos até do prato de comida. Ovo frito ninguém publica, mas refeição chique não pode ficar sem ser clicada e divulgada. Vaidade e orgulho.
C. S. Lewis disse: "O prazer do orgulho não está em se ter algo, mas somente em se ter mais que a pessoa do lado. [...] As pessoas são orgulhosas por serem mais ricas, mais inteligentes e mais bonitas que as outras." Orgulho é olhar para a vida e ver apenas um espelho. Talvez venha daí a volúpia das fotos com o celular na mão diante da própria imagem refletida, na súplica por curtidas e elogios.
No íntimo, o orgulho está ligado a seu originador, Satanás. Ele se sente tão apai­xonado por si mesmo que não consegue imaginar ninguém acima de si, nem mes­mo Deus. É mais ou menos assim também no ateísmo, pois quem nega a existência de um ser divino acha que a humanidade está no topo do universo.
Veja o contraste entre a atitude orgulhosa de Lúcifer e a humildade de João Batista. Enquanto o primeiro queria ser maior que Jesus, o segundo não se sentia digno de abaixar e "desamarrar as correias das sandálias" do Senhor.
A dependência total de Deus completa o quadro. Pessoas que se refugiam em Jesus não precisam do orgulho para ter a sensação de saciedade na vida. Agostinho pensava assim e disse: "Fizeste-nos, Senhor, para ti e nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti."
Não se ache melhor do que ninguém, confie sempre em Deus. Fazendo isso, você estará livre do orgulho em todas as formas em que ele se manifesta.
Fonte: http://iasdcolonial.org.br/inspiracao-juvenil/mensal#18.html

Nenhum comentário: