segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A DESCRIÇÃO DE JESUS SOBRE O ESPÍRITO SANTO

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
João 14:26

Leia João 16:13, 14, João 15:26, 27 e João 14:17, 26. Quais características muito pessoais Jesus atribuiu ao Espírito Santo? O que significa o fato de Jesus descrever o Espírito Santo como Auxiliador ou Consolador (parakletos)?
De acordo com Jesus, o Espírito Santo guia, fala, ouve, anuncia e glorifica (Jo 16:13, 14). O Espírito Santo também nos ensina e nos faz lembrar (Jo 14:26). Ele habita em nós (Jo 14:17), dá testemunho (Jo 15:24, 26) e convence (Jo 16:8). Essas ações parecem muito mais próprias de uma pessoa soberana do que de uma força impessoal.
Leia João 14:16-18. Como a promessa de Jesus seria cumprida? De que maneira os discípulos não foram abandonados?
Jesus cuida de Seus seguidores. Ele não deixaria órfãos Seus discípulos, mas prometeu enviar o Espírito Santo. Nesse verso, Jesus disse especificamente que enviaria “outro Auxiliador” ou “Consolador”. As palavras que Jesus usou nessa passagem são importantes. Ele prometeu enviar outro Auxiliador, não um diferente. A palavra grega para “outro” é “allos”. Na língua grega do Novo Testamento, “allos” indica que Cristo enviaria outro Consolador, numericamente distinto, mas do mesmo caráter, isto é, semelhante a Si mesmo. Em outras palavras, Jesus prometeu Alguém como Ele, Alguém que tomaria Seu lugar, que continuaria a realizar Sua obra em nós e que seria Seu representante.
Nessa obra, o Espírito Santo atua como auxiliador ou consolador. A Bíblia utiliza aqui a palavra grega parakletos (Jo 14:16) para descrever Alguém que é chamado para dar apoio e assistência; Alguém chamado para nos ajudar. Assim como Jesus é uma Pessoa, o Espírito Santo também é pessoal. Essa ideia é confirmada pelo fato de que atributos pessoais são, muitas vezes, imputados ao Espírito Santo (veja Jo 14:26; 15:26; At 15:28; Rm 8:26; 1Co 12:11; 1Tm 4:1).
Por que encontramos muito mais conforto em saber que o Espírito Santo é uma pessoa em vez de uma simples força?

Fonte/Base:http://www.escolasabatinaonline.com.br/a-descricao-de-jesus-sobre-o-espirito-santo/

Nenhum comentário: