terça-feira, 18 de outubro de 2016

QUE TAL?

E José continuou: Portanto, será bom que o senhor, ó rei, escolha um homem inteligente e sábio e o ponha para dirigir o país. Gênesis 41:33
O que você faz quando percebe uma situação que precisa ser mudada e tem uma ideia para melhorá-la? Fica sentado esperando as pessoas responsá­veis fazerem alguma coisa? Muitas vezes, é assim que nos comportamos na escola, na igreja ou em casa ao percebermos que algo não vai bem ou poderia estar melhor. Muitas vezes sabemos o que poderia ser feito para resolver, mas assumimos uma atitude passiva, ou pior, reclamamos. Viver assim é ser rea­tivo, ou seja, só partir para a ação quando não tem mais jeito, quando a coisa ficou feia, em vez de prever as questões e cortar o mal pela raiz.
O contrário de ser reativo é ter uma atitude proativa. Ser proativo é se antecipar aos problemas. E tomar a iniciativa. E melhorar o que já está bom, em vez de consertar situações que foram ficando piores por descaso e passi­vidade. Quem é proativo vive bem mais feliz, pois evita dificuldades e ainda tem uma perspectiva otimista sobre a vida, uma vez que se concentra naquilo que é bom e no que pode fazer para melhorar, em lugar de ficar eternamente esperando que os outros façam alguma coisa.
Depois de dar a Deus o crédito que merecia por ser o verdadeiro intér­prete de sonhos, José assumiu uma postura proativa diante do faraó. Após explicar para o monarca que sete anos de fome intensa sucederiam sete anos de fartura, José foi ousado e deu uma sugestão não solicitada. O jovem estran­geiro, que acabara de ser chamado da prisão, palpitou em como o rei poderia cuidar de sua vasta potência. Corajoso, não é mesmo? Mas o faraó não ficou ofendido. Ao contrário, sentiu-se impressionado e logo fez a melhor oferta de emprego que José poderia receber naquelas circunstâncias: "Deus lhe mos­trou tudo isso, e assim está claro que não há ninguém que tenha mais capa­cidade e sabedoria do que você. Você vai ficar encarregado do meu palácio, e todo o meu povo obedecerá às suas ordens. [...] Neste momento eu o ponho como governador de todo o Egito" (Gênesis 41:39-41).
Se José tivesse ficado calado após dar a interpretação do sonho, prova­velmente o faraó teria agradecido o esclarecimento e se despedido do jovem hebreu de uma vez por todas. Porém, a atitude proativa de José permitiu que ele fosse usado por Deus para salvar toda uma nação, além de sua família. Que possamos ser como José e apresentemos soluções para os problemas, em vez de esperar sentados que alguém faça algo em nosso lugar.

Fonte: http://iasdcolonial.org.br/inspiracao-juvenil/mensal#18.html

Nenhum comentário: