sexta-feira, 8 de julho de 2016

NO PRINCÍPIO

"No princípio, criou Deus os céus e a terra." Gênesis 1:1

Cenário 1: A Terra era sem forma e vazia. Caos. Escuridão total. Ausência de vida. Apenas Deus, que era, é e sempre será. Em seu poder infinito, ele exclama: "Haja luz!" E a luz passa a existir. A partir de então, em um processo que durou seis dias literais, a Terra, seus luminares, corpos d'água, plantas e seres vivos foram criados, por meio da palavra de Deus. O que não era passou a ser. Essa é a história da criação. E preciso ter fé para crer nesse relato extraordinário e sem precedentes.
Cenário 2: Inicialmente, a Terra não tinha compostos orgânicos. Não havia vida. A atmosfera não continha oxigênio, fundamental para a existência de seres vivos. Por meio da ação de raios, as substâncias conseguiram produzir aminoácidos, que, muito gradualmente, foram se combinando e dando origem a formas primitivas de vida, as quais, ao longo de longas eras, tornaram-se cada vez mais diferenciadas e complexas. Tudo ocorreu de modo natural sem nenhum tipo de intervenção divina. Um detalhe: não é possível comprovar cada etapa dessa teoria, já que as condições atuais são totalmente diferentes. Ou seja, para crer nesse relato da origem, também é preciso exercer fé.
Algumas perguntas não saem da minha cabeça: de onde teria vindo a Terra em si? Como surgiram os tais elementos químicos inorgânicos que foram se transformando em compostos orgânicos gradualmente? A questão das origens é uma das preocupações mais antigas da humanidade. Como surgiu o universo? Como surgiu a vida? De onde viemos? Para onde vamos, se é que vamos para algum lugar?
Como você percebeu, é necessário ter fé para aceitar tanto o relato bíblico quanto as teorias humanas. A grande diferença é que a crença na história da criação envolve aceitar também que há um Ser infinitamente superior a nós, que sabe o que é melhor para nossa vida. Ou seja, envolve humildade, reconhecimento da própria pequenez. E o ser humano, envolto pelo pecado, quer ser dono do próprio nariz, tem profunda dificuldade de acolher a ideia de que precisa prestar contas a Deus. Prefere crer que tudo veio do acaso. Prefere se afundar em um universo sem sentido do que aceitar o cuidado de Deus sobre sua vida. Assim, de que lado dessa história você está?

Fonte:http://iasdcolonial.org.br/inspiracao-juvenil/mensal#7.html

Nenhum comentário: