quarta-feira, 20 de abril de 2016

PALAVRAS TEMPERADAS

Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa! Colossenses 4:6
Não sei se você já reparou nas expressões faciais e no tom de voz dos téc­nicos durante as partidas importantes dos esportes de equipe. Por mais tranquila que seja a personalidade deles fora de campo ou quadra, nesses mo­mentos, eles costumam gesticular bastante, gritar e demonstrar, por meio de suas palavras, toda a tensão da partida. Às vezes, o time todo ou um jogador em específico recebe a maior dura.
Essa forma de agir pode fazer sentido no contexto esportivo, mas há mui­ta gente imitando o estilo "técnico estressado" em seu cotidiano. Dizem tudo que pensam de qualquer maneira e se intitulam "sinceros", "francos". Veja bem, sou totalmente favorável à verdade. Creio que ela deve ser dita em qualquer situação. Note o conselho de Paulo ao jovem Timóteo: "Como di­zer e a quem dizer são tão importantes quanto o que dizer" (1 Timóteo 1:8, A Mensagem). Não basta falar a verdade, é preciso saber como fazer isso, com delicadeza e amor cristão. Efésios 4:15 explica que devemos falar "a verdade com espírito de amor".
O texto para reflexão de hoje diz que nossas conversas sempre devem ser agradáveis. A versão Almeida Revista e Atualizada afirma que devem ser tem­peradas com sal, ou seja, equilibradas. Mas nossa tendência é errar a mão no sal e ainda acrescentar uma boa dose de pimenta...
A Bíblia conta a história do reino de Israel, formado pelas doze tribos, que foi dividido por causa das palavras infelizes de um rei. Quando Roboão assumiu o trono, a situação era excelente. Seu pai Salomão havia ampliado as fronteiras territoriais, derrotado inimigos e acumulado riquezas extraordiná­rias. Porém, seu programa ambicioso de construção impusera uma carga pe­sada de impostos sobre o povo, que agora reivindicava um governo mais leve.
Diante do clamor popular, o que Roboão fez? Ignorou o conselho dos ex­perientes, de tratar o povo com suavidade, e respondeu: "O meu dedinho é mais grosso do que a cintura do meu pai! Ele fez vocês carregarem cargas pesadas; eu vou aumentar o peso ainda mais. Ele castigou vocês com chicotes; eu vou surrá-los com correias" (1 Reis 12:10, 11). Assim eclodiu a revolta, e Roboão perdeu o domínio sobre dez das doze tribos.
As palavras unem e separam reinos, pessoas, relacionamentos. Peça a Deus que o ajude a ter sempre o tempero correto em tudo aquilo que for falar.

Fonte: http://iasdcolonial.org.br/inspiracao-juvenil/mensal#18.html

Nenhum comentário: