terça-feira, 12 de abril de 2016

JEITINHO BRASILEIRO?

Que o "sim" de vocês seja sim, e o "não", não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno. Mateus 5:37

Você já ouviu falar no "jeitinho brasileiro"? É uma característica peculiar de nossa cultura sempre achar que é possível contornar as regras e conseguir aquilo que se quer. Você chega a uma repartição pública com um documento faltando, mas acha que, se explicar direitinho, vai conseguir resolver seu problema - e muitas vezes resolve mesmo. Dessa maneira também tentamos nos safar de multas de trânsito, trabalhos escolares esquecidos em casa ou não terminados a tempo. Ainda nos achamos no direito de fechar a cara e chamar de chatos e incompreensivos aqueles que não aceitam as pequenas desculpas que tentamos dar com um sorriso no rosto.
Veja bem, acredito que há muitas coisas boas no jeito brasileiro de ser. Somos, em geral, pessoas calorosas, alegres, receptivas e hospitaleiras. Gos­tamos de novidades. Somos otimistas e temos fé de que tudo vai dar certo. Porém, também achamos que não há nada de mais em burlar as normas de vez em quando para benefício próprio. E aí que mora o problema, pois essa atitude é a raiz da corrupção, tão disseminada em nossa política, por exemplo, mas que também faz parte de pequenas infrações, como achar que está tudo bem furar a fila ou estacionar na vaga reservada para idosos ou deficientes físicos apenas por estar com pressa.
Um ex-árbitro de futebol que se tornou comentarista tem um bordão que usa muito ao explicar determinadas normas do esporte. Ele diz: "A regra é clara!" Então passa a dar sua opinião sobre um lance específico da arbitragem. Embora a expressão faça parte de comentários de partidas transmitidas pela televisão, ela se aplica muito bem ao modo como Deus vê as coisas. Suas orientações e ordens são precisas. Não é possível "dar um jeitinho" e fazer com que elas se tornem mais agradáveis para nós, por mais que queiramos. Ele também diz que nossa conduta deve ser coerente: nosso sim deve signifi­car sim, e o não significar não. "Pode deixar que qualquer dia vou aí te visitar", às vezes prometemos sem a menor intenção de fazer isso. A verdade deve pautar nossa conduta em todas as ocasiões.
Não tente dar um "jeitinho brasileiro" nas coisas espirituais. As regras de Deus são sempre claras. São feitas para nosso supremo bem.



Fonte: http://iasdcolonial.org.br/inspiracao-juvenil/mensal#12.html

Nenhum comentário: