terça-feira, 1 de março de 2016

DORMINDO COMO UM BEBÊ

Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó SENHOR, me fazes viver em segurança. Salmo 4:8

Para ser um atleta de qualidade, é preciso cuidar muito bem da saúde. Por isso, é necessário prestar atenção a algo que muitos negligenciam hoje: o sono. Na verdade, o sono é importante para todos, não só para os atletas. E ele que garante o crescimento, a regeneração do descanso, promove a memória, o bom funcionamento do cérebro, facilita a atenção e a capacidade de aprender.
Há quem use a expressão "dormir como um bebê" como sinônimo de um sono profundo e tranquilo. Acho que quem fala isso nunca cuidou de um bebê novinho. É verdade que os bebês dormem muito mais horas do que os adultos, mas com uma característica peculiar: passam bem mais tempo no ciclo leve de sono. Remexem-se, resmungam e às vezes até choram um pouquinho, ainda dormindo. Em algumas ocasiões, lutam contra o próprio sono. Vejo isso ao cuidar do meu pequeno de dois meses. Ele boceja e dá sinais de cansaço, mas resiste às tentativas de ser colocado para dormir. Sabendo o que é o melhor para ele, insisto, para depois vê-lo acordar um bebê feliz, sorridente e descansado, pronto para mamar e brincar.
Assim somos nós também. Quantas vezes precisamos do sono - e de ou­tras coisas importantes - mas resistimos. Ficamos acordados, prejudicando a própria saúde, enquanto nos demoramos na televisão e na internet. Esquecemos que precisamos ter a mente clara para estudar, trabalhar e resistir às tentações que o inimigo põe todos os dias em nosso caminho.
Há outras ocasiões em que, mesmo sem querer, o sono nos escapa. Deixamos que a ansiedade tome conta de nós, perdendo a oportunidade de confiar verdadeiramente em Deus. Para essas ocasiões, o próprio Jesus tem um con­selho: "Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?" (Mateus 6:25, ARA). E continua: "Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acres­centar uma hora que seja à sua vida?" (verso 27, NVI).
O que tem tirado sua paz e tranquilidade? E a preocupação com o boletim que logo chegará? Ou a vontade de ser popular e aceito por um grupo de amigos? Ou ainda o desejo de que acabem os problemas dentro de casa? Entregue para Deus! Depois disso, pode dormir em paz, pois ele garante a você uma vida com segurança.


Fonte: http://iasdcolonial.org.br/index.php/inspiracao-juvenil/mensal#1.html

Nenhum comentário: