segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

SEM VERGONHA

Tanto o homem como a sua mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha. Gênesis 2:25

Você conhece a origem da palavra "ginásio", da qual derivam "ginasta" e "ginástica"? Ela vem do radical grego gymnos, que significa "nu". Sabe por quê? Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, os atletas, todos homens, parti­cipavam nus. Por mais est ninho que possa nos parecer, essa era a prática da época na Grécia antiga.
A nudez hoje é um grande tabu. Algumas pessoas não gostam nem de contemplar a própria imagem despida diante do espelho. Num mundo corrompido pelo pecado, a nudez foi revestida de maldade, de sensualização e distorcida por um ideal de corpo irreal. Mas nem sempre foi assim. Quando Deus criou o homem e a mulher, não colocou um closet completo com roupas para cada um em um canto especial do jardim. Em vez disso, eles ficavam nus, sem sentir vergonha nenhuma.
Atualmente, a expressão "sem vergonha" tem conotação negativa. E usada para designar indivíduos sem caráter, gente que não se importa com valores morais, nem com os outros. Porém, Adão e Eva eram "sem vergonha" em um sentido totalmente diferente: em um mundo perfeito, eles não conhe­ciam esse sentimento. Estavam absolutamente em paz com quem eram e não precisavam de capa para se cobrir. A nudez era natural, não havia nela mal­dade nenhuma.
Contudo, assim que o pecado entrou no mundo, tudo mudou: eles perceberam a própria nudez, se envergonharam e tentaram se esconder de Deus - como se isso fosse possível! Até hoje o inimigo busca empregar a mesma estratégia: ele nos tenta a pecar e nos leva a sentir vergonha do Senhor. Então, corremos atrás de esconderijos e roupas improvisadas, para encobrir aquilo que sabemos não ser o plano divino para nossa vida.
Entretanto, a estratégia de Deus também permanece a mesma: assim como foi atrás de Adão e Eva, para restaurá-los, Ele nos busca, apresentando o plano de reconciliação por intermédio de Jesus, o descendente que esmagou a cabeça da serpente. O Senhor deseja que você viva hoje sem vergonha alguma - não sem vergonha no sentido mundano, mas de saber que você foi perdoado, salvo e restaurado e, por isso, pode prosseguir livre da culpa, rumo a uma vida cada vez mais plena e feliz.


Fonte: http://iasdcolonial.org.br/index.php/inspiracao-juvenil/mensal#22.html

Nenhum comentário: