terça-feira, 12 de janeiro de 2016

LEGADO DE FAMÍLIA

Por meio de você e de seus descendentes, todas as famílias da terra serão abençoadas. Gênesis 28:14 (A Mensagem)
As famílias têm sua história, seu estilo e sua assinatura. Cada família tem o próprio DNA, assim como cada pessoa tem o seu. O DNA é um aglomerado de moléculas que armazenam informações e codificam instruções para tornar você quem você é. O DNA familiar é a identidade cultural, espiritual e comportamental de seu núcleo social.
Cada membro da família tem um jeito de ser e uma função, mas juntos perfazem um todo. Para exemplificar, pense em sua mão: os dedos têm tamanhos e propósitos diferentes, funcionando como dígitos individuais; porém, quando atuam em conjunto, formam a mão. Algo parecido ocorre com a família. Você sozinho é um polegar, indicador ou mínimo, mas unido a seus irmãos se transforma em um instrumento maravilhoso para pegar, segurar, servir, sinalizar, tocar, sentir, acariciar.
Podemos também comparar as famílias a um pomar. Cada pé produz frutas específicas. Por exemplo, a laranja pode ser baía (cheia de vitamina C e adocicada), lima (suave e doce), pera (levemente doce) ou seleta (adocicada e pouco ácida), entre outras variedades. A maçã pode ser fuji (saborosa e doce), gala (levemente doce) ou verde (ácida e refrescante), para citar algumas. Sua família também tem um sabor.
Para o bem ou para o mal, as características das famílias podem ser adquiridas e incorporadas ao seu patrimônio cultural. Por isso, quando Deus chamou Abraão indicou que ele deveria endireitar sua família. Em diálogo com o patriarca, embora usando a terceira pessoa, disse: “Sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, […] para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado” (Gn 18:19, ACF). Em outras palavras, Deus estava dizendo: “Eu sei que você vai fazer de tudo para que seus filhos, netos, bisnetos e outros descendentes vivam com excelência.”
As bênçãos vinham de Deus, mas estavam condicionadas a um trabalho intencional do patriarca em relação a seus familiares. Os descendentes dele deveriam receber uma bênção ao multiplicar-se em quantidade e ser uma bênção ao crescer em qualidade. Imagine o potencial para o bem, ou para o mal, de uma família tão numerosa como o pó da terra, espalhando-se de norte a sul e de leste a oeste!
Que legado sua família deixará para a sociedade? Que valores, princípios, crenças, tradições e costumes você passará para as gerações futuras? Você está trabalhando para aperfeiçoar o DNA familiar que vai legar à sua descendência? Se você quer que sua família receba uma bênção, o primeiro passo é prepará-la para ser uma bênção.

Fonte: https://meditacaomatinal2014.wordpress.com/2015/12/12/13-de-janeiro-meditacoes-diarias-2016-meditacao-matinal-2016

Nenhum comentário: