quinta-feira, 5 de novembro de 2015

O ADVENTISMO NA RÚSSIA

E como crerão nAquele de quem nada ouviram? Romanos 10:14
Às vezes, Deus usa meios estranhos para ajudar as pessoas a ouvirem sobre Sua Palavra. Esse foi o caso da chegada do adventismo à Rússia. Assim como em tantas outras regiões do mundo, os conversos ao adventismo nos Estados Unidos que faziam parte de populações de imigrantes da Rússia foram os primeiros estimuladores dos primórdios do adventismo em seu país. Sentindo o desejo de partilhar sua fé, eles tinham o hábito de enviar folhetos doutrinários para familiares e amigos.
Foi assim que, em 1882, um vizinho de Gerhardt Perk, na Crimeia, lhe informou que tinha literaturas interessantes, mas perigosas, que lhe haviam mandado em 1879. Depois de muito insistir, o vizinho emprestou a Perk
The Third Angels Message [A Mensagem do Terceiro Anjo], de John N. Andrews. Perk leu a obra em segredo e escreveu para os publicadores norte-americanos, pedindo mais informações. Logo ele se convenceu da doutrina adventista por meio da leitura, mas hesitava em guardar o sábado.
Mais ou menos naquela época, Perk se tornou agente da Sociedade Bíblia Britânica e Estrangeira. Enquanto viajava de um lugar para outro vendendo livros, escapou várias vezes de desastres, por meio do que acreditava se tratar de proteção divina. Nesse momento, convenceu-se de que, para ter a expectativa de viver sob o cuidado de Deus, deveria colocar em prática toda a verdade bíblica que conhecia. Por isso, acrescentou literatura adventista às Bíblias que vendia.
Entretanto, Perk não era o único espalhando a doutrina adventista no sul da Rússia. Havia também um converso germano-russo que conhecera o adventismo em Dakota do Sul. Muito embora tivesse mais de 80 anos de idade, um problema de fala e nenhum dinheiro, ele voltou à Rússia para partilhar sua fé, chegando a vender as próprias botas a fim de pagar parte da passagem.
Para dizer o mínimo, ele era um sujeito criativo. Afirmando ter a visão debilitada, chegava ao mercado das vilas e pedia às pessoas que lessem para ele. Caso o leitor se interessasse pelo assunto, ele lhe dava um folheto.
Contudo, passar adiante esse tipo de material era ilegal na Rússia. Quando, porém, o padre da região solicitou que o velhinho fosse preso, as pessoas apedrejaram o clérigo por dizer que um idoso quase cego pudesse ser perigoso. O “senhorzinho inofensivo” evangelizou dessa forma por mais de um ano.
Esse foi o início do adventismo na Rússia. Deus parece capaz de usar quase qualquer um em qualquer condição, por meio de praticamente qualquer método para espalhar as verdades bíblicas. É provável que consiga usar até mesmo cada um de nós!

Fonte:https://meditacaomatinal2014.wordpress.com/2015/10/12/5-de-novembro-meditacao-matinal-2015-ligado-na-videira-meditacoes-di

Nenhum comentário: