quinta-feira, 29 de outubro de 2015

LUTERO E A SALVAÇÃO PELA FÉ

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8.
O monge agostiniano Martim Lutero não aceitava alguns ensinamentos que a igreja romana passava para os fiéis, como por exemplo, as indulgências, Lutero acreditava que tudo isso era feito e inventado pelo homem e que muitos dos ensinamentos contradiziam a Bíblia.
A igreja naquela época possuíam uma hierarquia muito grande diante de seus fiéis, como ainda o é hoje, e Lutero alegava que somente o amor de Cristo era capaz de providenciar paz de espírito, o alcance deste amor era oferecido por meio da Bíblia, de graça. A Igreja Católica centralizava o poder sobre os fiéis privando-os de possuírem um exemplar da bíblia, sob alegação que jamais poderiam entendê-la, devido a sua complexidade.
Finalmente, Lutero foi um protestante preocupado com o verdadeiro ensinamento da Palavra de Deus. Valorizou a fé e Bíblia como os elementos de base conceitual, tanto que traduziu para o alemão o novo testamento. Para Lutero, só a fé seria capaz de levar alguém para a salvação. Ao casar-se Lutero, provou mais uma vez que era realmente contra a hierarquia mantida pela igreja católica.
Lutero é a expressão da modernidade que começa a surgir no mundo no século XVI, valorizando a subjetividade e ajudando a humanidade a reconhecer o valor da liberdade pessoal. Até hoje, as Igrejas continuam tendo dificuldade para lidar com a liberdade individual. Mas todas sabem o quanto é verdade o que Paulo escreveu: “Onde estiver o Espírito do Senhor, aí existirá a liberdade” (2 Cor 3:17).


Nenhum comentário: