terça-feira, 6 de outubro de 2015

JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ E O ALTO CLAMOR

"Depois destas coisas, vi descer do Céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a Terra se iluminou com a sua glória. Então, exclamou com potente voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia. […] Retirai-vos dela, povo Meu." Apoc 18:1, 2, 4

Observamos  que um dos aspectos da mensagem de Waggoner e Jones que empolgou Ellen White foi a junção das duas metades de Apocalipse 14:12. Eles pregavam não só os mandamentos de Deus, mas também a fé em Jesus como Senhor e Salvador. Assim, haviam resgatado as verdades da justificação pela fé “da companhia do erro [os que desprezavam a lei]” e as colocaram “dentro de seu contexto apropriado [a terceira mensagem angélica]” (Man. 8a, 1888).
Segundo seu modo de ver, a mensagem de 1888 não era uma doutrina adventista específica desenvolvida por Jones e Waggoner. Em vez disso, tratava-se da reunião do adventismo com o cristianismo geral. Ela exaltava Jesus Cristo como a coluna central de todo o viver e pensamento cristão, proclamava a justificação pela fé e ensinava que a santificação se reflete na obediência à lei de Deus por intermédio do poder do Espírito Santo.
Depois de compreendermos que o âmago da contribuição de Jones e Waggoner foi unir as várias partes da terceira mensagem angélica, é possível compreender a intrigante declaração de Ellen White a respeito do início do alto clamor em 1888. Na Review de 22 de novembro de 1892, lemos: “O período de prova se encontra sobre nós, pois o alto clamor do terceiro anjo já começou na revelação da justiça de Cristo, o Redentor que perdoa os pecados. Este é o princípio da luz do anjo cuja glória encherá toda a Terra. Pois é a obra de todo aquele que recebeu a mensagem de advertência […] exaltar a Jesus.”
Jones, confundindo a chuva serôdia (o derramamento do Espírito Santo – uma pessoa) com o alto clamor (uma mensagem), fez um grande alarde da declaração feita em 1892, proclamando que a chuva serôdia havia começado. Entretanto, ele precisava ler com mais cuidado. Era o alto clamor, não a chuva serôdia, que tinha iniciado em Mineápolis.
A poderosa ideia que Ellen White comunicou em 1892 foi que, em 1888, os adventistas do sétimo dia finalmente tinham a última mensagem de misericórdia completa para pregar ao mundo. O alto clamor proclamaria a continuidade da importância dos Dez Mandamentos no contexto de uma fé firme em Jesus como Senhor e Salvador, tudo dentro da expectativa do segundo advento (Ap 14:12).
Que mensagem! E Deus quer que sejamos fiéis a todas às suas partes.



Fonte:https://meditacaomatinal2014.wordpress.com/2015/09/18/6-de-outubro-meditacao-matinal-2015-ligado-na-videira-meditacoes-diarias/

Nenhum comentário: