sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO

"Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que O teme e faz o que é justo Lhe é aceitável." Atos 10:34 e 35.

Embora essas palavras, para nós, não sejam tão revolucionárias, vindas de Pedro elas constituíram uma confissão surpreendente. 

Temos que nos lembrar de quem era Pedro, sua origem e suas atitudes, com as quais ainda lutava. (Ver Gl 2:11-16.) Porém, sem dúvida, sua experiência com Cornélio o ajudou a ver, ainda mais claramente, o erro de seu comportamento, e a ter uma visão melhor do que Deus pretendia fazer com a mensagem do evangelho.

Leia Atos 10:33. Quais palavras de Cornélio a Pedro demonstram que, apesar de sua falta de conhecimento, ele entendia que seguir ao Senhor também significava obedecer-Lhe?
Leia Atos 11:14. Por que devemos levar o evangelho até mesmo para pessoas piedosas como Cornélio?
De que forma Romanos 2:14-16 nos ajuda a entender o que estava acontecendo com Cornélio?

Como vimos, Cornélio era um gentio “temente a Deus” (At 10:2), embora ainda tivesse muito a aprender, como ocorre com todos nós. Contudo, seus jejuns, orações e esmolas revelavam um coração aberto ao Senhor; assim, quando chegou o tempo certo, Deus atuou maravilhosamente em sua vida.

Um importante ponto a ser lembrado nesse relato é que, embora o anjo tivesse aparecido a Cornélio, não pregou o evangelho a ele. Em vez disso, o anjo abriu caminho para que Cornélio se encontrasse com Pedro, que, então, lhe falou sobre Jesus (At 10:34-44). Podemos ver aqui um exemplo de como o Senhor usa os seres humanos como Seus mensageiros neste mundo.

Fonte:http://www.escolasabatinaonline.com.br/a-conversao-de-cornelio-parte-2/

Nenhum comentário: