sábado, 11 de julho de 2015

NA DISTANTE CALIFÓRNIA

Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a Sua colheita. Mateus 9:38.
 
A primeira atividade missionária fora do nordeste dos Estados Unidos aconteceu na distante Califórnia, um estado separado do restante da república por mais de 2.400 Km de deserto, florestas e montanhas. O ermo entre as duas partes da nação não só era extenso, mas difícil e perigoso de se atravessar.
No século 19, membros da igreja ou material impresso da denominação chegavam a um novo lugar muito antes que a igreja desenvolvesse qualquer atividade ali. Em 1859, Merritt G. Kellogg (meio-irmão mais velho de John Kellogg) chegou a San Francisco após uma viagem de seis meses por trem, carroça e carro de boi. É provável que ele tenha sido o primeiro adventista no estado.
Dois anos depois, Kellogg (membro leigo) fez uma série de conferências em San Francisco e batizou 14 pessoas. Quatro anos depois, o grupo de fiéis decidiu enviar 133 dólares para Battle Creek, para custear as despesas de viagem de um pastor, mas a igreja não tinha ninguém para enviar.
Em 1867, Kellogg voltou para o Leste por alguns meses, a fim de obter um diploma de médico no instituto higiênico-terapêutico do Dr. Trall. Enquanto estava lá, participou da Assembleia da Associação Geral, na qual apelou para que um missionário fosse enviado à Califórnia. “Mas quem iria?”– Tiago White perguntou.
Em resposta, John Loughborough falou dos sonhos e das fortes impressões que vinha tendo sobre fazer reuniões em tendas na Califórnia. A liderança logo concordou que ele deveria ir. Entretanto, John deveria se aventurar sozinho? Afinal, observou Tiago, Cristo enviou os discípulos de dois em dois. Naquele momento, D. T. Bourdeau se levantou e declarou que sentia a convicção de ser a hora para uma mudança; por isso, ele e a esposa haviam ido à assembleia com tudo o que tinham já empacotado. Estavam prontos para ir aonde a igreja os mandasse.
Assim, os dois pregadores adventistas chegaram a San Francisco em julho de 1868. Lá encontraram uma carta de Ellen White instruindo-os a não serem sovinas em sua obra na Califórnia. Mas onde eles deveriam armar a tenda evangelística? O aluguel de um lote em San Francisco era muito mais do que poderiam pagar. Eles oraram, e Deus responderia.
A dedicação dos pioneiros me deixa pasmo. Quantos de nós iríamos a uma Conferência Geral com tudo o que temos, prontos para mudar e ir aonde o Senhor dirigisse?

Fonte: https://meditacaomatinal2014.wordpress.com/2015/06/20/11-de-julho-meditacao-matinal-2015-ligado-na-videira-meditacoes-diarias/

Nenhum comentário: