domingo, 26 de julho de 2015

A AUTORIDADE DA ASSOCIAÇÃO GERAL

Cristo é o cabeça da igreja. Efésios 5:23

O esclarecimento costuma vir pela argumentação entre duas partes. Esse foi o caso enquanto a igreja lutava com a questão da autoridade da Associação Geral.
É possível que, aproveitando a deixa do pronunciamento de Tiago White sobre o assunto, George Butler, presidente da Associação Geral desde 1871, também tenha decidido escrever sobre o poder ligado à sua função.
“Nunca houve nenhum grande movimento neste mundo sem um líder e, pela própria natureza das coisas, isso não pode ocorrer”, Butler afirmou em seu discurso à liderança, em novembro de 1873, na Assembleia da Associação Geral. Argumentou que, embora Cristo seja o cabeça da igreja, não é “irrelevante” atrapalhar um indivíduo que Deus chamou para liderar Sua causa. Butler não tinha dúvidas de que Tiago White havia desempenhado um papel semelhante ao de Moisés e que, em todas as questões de ordem prática, era correto “dar preferência ao julgamento [de White]”.
Ao passo que Butler escrevia abertamente para apoiar Tiago White como o verdadeiro líder da Igreja Adventista, sem dúvida, ao mesmo tempo, procurava fortalecer a própria posição.
Em resposta, os delegados da Associação Geral registraram a seguinte resolução: “Endossamos plenamente a posição do artigo sobre liderança lido pelo irmão Butler. Exprimimos nossa firme convicção de que nossa falta de consideração à mão orientadora de Deus na seleção de Seus instrumentos para nos conduzir nesta obra tem resultado em perdas graves para a prosperidade da causa, e em dano espiritual para nós.” A resolução foi concluída com o compromisso de “fielmente […] levar em conta” os princípios que Butler havia declarado.
As afirmações abrangentes acerca da liderança individual feitas por Butler deixaram o casal White desconfortável, não só porque Butler colocara Tiago no papel de Moisés, mas também porque viram o perigo da glorificação dos líderes humanos.
Tiago sentiu necessidade de rebater as observações de Butler em público na Signs e na Review. Ele não deixou dúvidas de que Cristo é o cabeça da igreja e nunca havia nomeado nenhum discípulo em particular para dirigir os assuntos de Sua igreja.
Senhor, em nosso papel de membros e líderes de Sua igreja, ajuda-nos a nunca perder de vista que é Cristo quem está no comando.


Fonte:https://meditacaomatinal2014.wordpress.com/2015/06/20/26-de-julho-meditacao-matinal-2015-ligado-na-videira-meditacoes-diarias/

Nenhum comentário: