sábado, 13 de dezembro de 2014

E SE VOCÊ FOSSE POBRE?


Foto: Meramente ilustrativa
"Pois nunca deixará de haver pobres na terra; por isso, eu te ordeno: livremente, abrirás a mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra." Deuteronômio 15:11 


Eu era pastor da igreja do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), em Engenheiro Coelho. Recebi em meu escritório uma carta. Talvez a carta mais triste que já recebi. Fora escrita por uma estudante, contando sua história. Os pais haviam morrido em circunstâncias trágicas. Ela era a mais velha, responsável por outros irmãos menores. Por algum tempo, ela estudara no Unasp, mas, com dívidas e sem dinheiro, não poderia continuar os estudos. Nas entrelinhas, senti a enorme repreensão à religião de todos nós da comunidade, preocupados com o que é periférico na fé cristã.
Encontrei o endereço dela na Cidade Universitária, em nossa vizinhança. Fui à sua casa, um quarto pobre, que estava fechado. Vizinhos me disseram que a garota chegaria mais tarde. Voltei e a encontrei. Se não chorei, tive muita vontade de fazê-lo ao ouvir detalhes adicionais. Pagamos sua dívida com o colégio. Apelei para que ela continuasse. Lembrei-lhe de que ela era responsável pelos irmãos mais novos, e muito do futuro deles dependeria da firmeza dela.
Algumas outras vezes, eu a visitei ou ela me procurou. Faz algumas semanas, encontrei-a, num sábado, à saída da igreja, no Unasp. Agora casada, contou-me que ela e o esposo haviam sido por dois ou três anos missionários na África. E quanto aos irmãos? O garotinho da época da carta estava com ela. Já era um rapaz e estava fazendo Engenharia. A irmã mais nova estava cursando Psicologia, no campus São Paulo. Ela e o esposo haviam ganhado uma bolsa de estudos de irmãos norte-americanos para um mestrado na Universidade de Walla Walla, nos Estados Unidos, para onde estavam indo.
Em meus estudos sobre a Teologia da Libertação, descobri que o lado escuro e destrutivo da pobreza é impedir que as pessoas sejam aquilo que Deus intencionou que elas fossem. Pensei muitas vezes sobre qual teria sido o desfecho da história da jovem da carta se nada tivesse sido feito em seu favor. Onde estariam seus irmãos? Querido leitor, se você tem algum recurso, faça um investimento em pessoas. Suponha que a “mesa fosse invertida” e você fosse o pobre, uma criança abandonada, alguém passando fome ou enfermo. Como você gostaria de ser tratado? Pense nos necessitados que você conhece como o campo missionário que o Senhor colocou em seu caminho.

Fonte: http://meditacaomatinal2014.wordpress.com/2014/11/27/13-de-dezembro-meditacoes-diarias-meditacao-matinal-2014-ligado-na-videira/

Nenhum comentário: