segunda-feira, 3 de novembro de 2014

FÉ SALVADORA



"Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras." Tiago 2:18.


Tiago usou uma técnica retórica comum, pela qual um potencial opositor se apresenta. Nesse caso, o opositor tenta criar separação entre a fé e as obras, sugerindo que, desde que uma pessoa tenha uma das duas, estará bem. Mas o ponto que Tiago está tentando mostrar é que os cristãos não podem esperar ser salvos pela fé sem a consequência das obras correspondentes à salvação: “Mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé” (v. 18).
O ponto principal é que não é qualquer fé que salva. A fé genuína, a fé salvadora, é caracterizada por boas obras. Da mesma forma, as obras são boas unicamente se brotam da fé. Obras e fé são inseparáveis. Como dois lados de uma moeda, uma não pode existir sem a outra. Também como uma moeda, um lado é a frente e o outro o verso. A fé vem primeira e, em seguida, leva às obras correspondentes.

Fonte/Base: http://www.adventistas.org/pt/escolasabatina/2014/11/01/licao-6-fe-atuante/

Nenhum comentário: