quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A RESTAURAÇÃO DA UNIDADE



"Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado." Gálatas 6:1.


Quais são os três passos que devemos seguir quando alguém nos ofende? Mt 18:15-18
Jesus diz que, em vez de falar sobre a ofensa com outros, devemos falar com a pessoa que errou, não para criticá-la, mas para lhe mostrar sua falta e convidá-la a se arrepender (Lv 19:17). Com espírito de mansidão e amor, devemos fazer todo o esforço possível para ajudá-la a ver seu erro, permitindo que ela se arrependa e peça desculpas. É muito importante não envergonhar a pessoa, tornando público seu erro. Isso faria com que sua recuperação fosse muito mais difícil.
O ideal é que a conversa particular leve ao arrependimento e à reconciliação. No entanto, se o culpado não admite seu erro, nem se dispõe a acertar a situação, o recurso seguinte é levar uma ou duas testemunhas (Dt 19:15), em um esforço para persuadir a pessoa que erra. Elas não devem estar pessoalmente envolvidas na situação, para que estejam em uma posição melhor para chamar a pessoa ao arrependimento. Se o ofensor se recusa a ouvir seus conselhos, eles podem dar testemunho dos esforços feitos em favor do culpado.
Finalmente, e somente se as duas primeiras tentativas falharem, devemos dizer à igreja (Mt 18:17), não para uma ação disciplinar, mas ainda para um apelo final tendo em vista o arrependimento. Desde o início, todo o processo tem objetivo redentor (Gl 6:1).
Devemos lembrar que a redenção é a melhor forma de trazer cura para todos os envolvidos em um conflito. Quando somos ofendidos, por que muitas vezes não seguimos o procedimento apresentado por Jesus? Como evitar que o desejo de vingança obscureça nosso pensamento?


Fonte/Base:http://cpbmais.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2014/li832014.html

Nenhum comentário: