"Não
são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado? Se
vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o
teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem; se, todavia, fazeis acepção
de pessoas, cometeis pecado, sendo arguidos pela lei como
transgressores" Tg 2:7-9
Há
apenas um livro no Novo Testamento atribuído a Tiago. Embora o autor
não estipule qual Tiago ele é, geralmente se aceita que essa carta
foi escrita por Tiago, irmão de Jesus. Ainda que, talvez, a
princípio ele tenha sido cético sobre a messianidade de Jesus (Jo
7:5), posteriormente, Tiago foi elevado a uma influente posição de
liderança na igreja do Novo Testamento (At 15:13; Gl 1:19).
Portanto, se Jesus tivesse a intenção de anular a lei divina, Seu
irmão certamente saberia.
Qual
é a mensagem básica de Tiago
2:1-26? Por que Tiago resumiria a lei nos versos 7-9, só para
falar logo depois sobre guardar todos os mandamentos? Como esses
versos mostram a ligação entre amor e obediência à lei de Deus?
Entendendo
de modo equivocado o ensino de Paulo sobre a lei, alguns argumentam
que Tiago e Paulo se contradizem a respeito do papel da lei. O
principal ponto de discórdia é o lugar das obras na salvação.
Paulo declara que somos salvos pela graça mediante a fé
independentemente das obras (Ef 2:8, 9), enquanto Tiago enfatiza que
"a fé sem obras é morta" (Tg 2:26). Essas afirmações
não são contraditórias. Tiago está apenas expressando de forma
contundente o que Paulo havia dito inúmeras vezes sobre o fato de
que a graça não anula a lei. Como Paulo em Romanos 13:9, Tiago
entendia perfeitamente que a essência da lei de Deus é o amor (Tg
2:8). Ninguém pode realmente afirmar que guarda os mandamentos de
Deus, se não pratica atos de amor.
Fonte:
http://cpbmais.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2014/li1122014.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário