quarta-feira, 11 de junho de 2014

TIAGO E A LEI

"Não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado? Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem; se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo arguidos pela lei como transgressores" Tg 2:7-9

Há apenas um livro no Novo Testamento atribuído a Tiago. Embora o autor não estipule qual Tiago ele é, geralmente se aceita que essa carta foi escrita por Tiago, irmão de Jesus. Ainda que, talvez, a princípio ele tenha sido cético sobre a messianidade de Jesus (Jo 7:5), posteriormente, Tiago foi elevado a uma influente posição de liderança na igreja do Novo Testamento (At 15:13; Gl 1:19). Portanto, se Jesus tivesse a intenção de anular a lei divina, Seu irmão certamente saberia.
Qual é a mensagem básica de Tiago 2:1-26? Por que Tiago resumiria a lei nos versos 7-9, só para falar logo depois sobre guardar todos os mandamentos? Como esses versos mostram a ligação entre amor e obediência à lei de Deus?
Entendendo de modo equivocado o ensino de Paulo sobre a lei, alguns argumentam que Tiago e Paulo se contradizem a respeito do papel da lei. O principal ponto de discórdia é o lugar das obras na salvação. Paulo declara que somos salvos pela graça mediante a fé independentemente das obras (Ef 2:8, 9), enquanto Tiago enfatiza que "a fé sem obras é morta" (Tg 2:26). Essas afirmações não são contraditórias. Tiago está apenas expressando de forma contundente o que Paulo havia dito inúmeras vezes sobre o fato de que a graça não anula a lei. Como Paulo em Romanos 13:9, Tiago entendia perfeitamente que a essência da lei de Deus é o amor (Tg 2:8). Ninguém pode realmente afirmar que guarda os mandamentos de Deus, se não pratica atos de amor.


Fonte: http://cpbmais.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2014/li1122014.html


Nenhum comentário: