terça-feira, 18 de junho de 2013

UMA OLHADINHA NA ATUALIDADE 15 ANOS DEPOIS



"Assim diz o SENHOR: Exercei o juízo e a justiça, e livrai o espoliado da mão do opressor; e não oprimais ao estrangeiro, nem ao órfão, nem à viúva; não façais violência, nem derrameis sangue inocente neste lugar." Jeremias 22:3

Lendo o capítulo 12, política e educação, do livro Filosofia da Educação de Maria Lúcia Arruda Aranha, à página 201, deparei-me com a seguinte citação: “Uma olhadinha na atualidade nos traz a imagem seguinte, apresentada por um relatório das Nações Unidas de 1998: Não se conseguem os 6 bilhões de dólares que seriam necessários para colocar nas escolas quem está fora delas, no planeta; tampouco se conseguem os 9 bilhões para assegurar água e saneamento para todos, ou os 13 bilhões necessários para assegurar saúde básica e nutrição para todos. Mas se conseguem 8 bilhões para cosméticos nos Estados Unidos, 11 bilhões para sorvete na Europa, 17 bilhões de ração para animais de estimação, 50 bilhões para cigarros na Europa, 400 bilhões para narcóticos e 780 bilhões para gastos militares no mundo. O relatório das Nações Unidas apresenta estas cifras com um título irônico: “Prioridades do Mundo?”(Ladislau Dowbor)”. Será que 15 anos depois desse relatório, alguma coisa mudou de fato, para melhor, na vida da população mundial? E se não mudou, o que houve de errado?

Portanto, fica aqui esse registro para nossa reflexão, nesse momento em que várias manifestações estão acontecendo no Brasil, onde se houve a expressão “O Gigante acordou”, e em outras partes do mundo por uma sociedade menos sofrida pela ação egoísta de nossos governantes. Se “o Gigante” que despertou for o da verdadeira mudança e da paz, que o Altíssimo Deus Eterno seja Louvado, e se não for? Se for ou não, a nossa ESPERANÇA está na GIGANTESCA promessa do 2º Advento de Cristo a terra, para por fim ao pecado e junto com ele as desigualdades sociais, hoje existentes.  Entretanto, enquanto aguardamos o cumprimento dessa promessa, lutemos pacificamente por uma vida digna para cada ser humano.



JCML


Nenhum comentário: