"O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão." Provérbios 17:17
Essa mulher foi uma das maiores heroínas da Segunda Guerra Mundial. Teve coragem de esconder dos nazistas uma família judia por 25 meses em seu sótão. Ela escondeu a família Frank dos terrores nazistas, colocando em risco a própria vida. Gies, que era secretária do pai de Anne Frank, Otto, levou comida, jornais e outros objetos para a família da adolescente e outras quatro pessoas que também estavam no esconderijo, de 1942 a 1944. Depois que uma denúncia anônima levou os alemães à descoberta do esconderijo e à prisão dos Frank, Gies encontrou o diário de Anne, cujo conteúdo virou um dos livros mais lidos do mundo, O Diário de Anne Frank.
Ela escondeu o diário e outras anotações esperando que Anne voltasse, mas a adolescente morreu aos 15 anos de febre tifoide, em um campo de concentração, duas semanas antes de ele ser fechado. Gies entregou o diário ao pai de Anne, o único sobrevivente da família, que o publicou em 1947. Ele viajou pelo mundo para fazer campanha contra o Holocausto.
Foi no dia 11 de janeiro de 2010 que, aos 100 anos, essa heroína morreu. Um dia triste. O mundo ficou sem uma mulher do mais alto caráter e nobreza. Muito crente em Deus, Gies morreu com a consciência limpa de ter feito o que pôde para ajudar uma família a sobreviver em tempos tão difíceis. No dia em que ela morreu, poucos jornais no Brasil falaram sobre isso.
O mundo realmente inverte valores e muitas vezes deixamos de valorizar o certo. Confesso que, no dia em que eu soube da morte da Gies, fiquei triste porque já havia visto depoimentos emocionantes de tudo o que acontecera numa época em que eu e você sequer éramos nascidos.
Hoje, vou sugerir que você vá à biblioteca mais próxima, ou a uma livraria, e consiga o livro O Diário de Anne Frank. Eu o li quando tinha 13 anos e, com certeza, mudou minha vida. Acho que valerá a pena o esforço.
Um dia, no Céu, quero me encontrar com a senhora Gies e com toda a família de Anne Frank. Sou grato à senhora Miep Gies por tudo o que fez pela família Frank e por tudo que fez pela humanidade!
Ivan Saraiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário