segunda-feira, 15 de outubro de 2012

SABIA QUE O SABIÁ SABIA ASSOBIAR?

"Nas margens dos rios, os pássaros fazem os seus ninhos e cantam entre os galhos das árvores." Salmo 104:12

           Quando eu era pequeno, achava essa frase fantástica. Claro que eu era bem pequeno e, na verdade, não faço ideia do motivo pelo qual isso me encantava tanto. Talvez por ser uma brincadeira que geralmente adultos fazem com crianças. Também sei que existem outras tantas iguais a elas, mas, por alguma particularidade, essa sempre foi especial para mim.
           Ainda hoje, quando me lembro, faço essa brincadeira com crianças. Na hora do almoço, vi minha esposa fazer essa brincadeira com meu filho mais velho, de três anos. Automaticamente, vi um brilho especial em seus olhinhos. Não sei quem é o autor dessa frase que tem passado por gerações e gerações. Mas sei que muitas crianças gostam de ouvir e falar essa frase meio sem sentido.
           Na vida da gente algumas coisas são assim. Aquilo que para os outros não tem muito sentido, para nós é carregado de sentimento. Lembro-me de ter ganhado um baú da minha avó paterna, quando eu era criança. Era um baú pequeno, mas muito bonito. Ali eu guardava algumas coisas preciosas: minhas medalhas da escola, algumas frases de que gostava, algumas moedas antigas e algumas figurinhas raras. Nunca ninguém ligou para aquele bauzinho, mas, para mim, ele era um esconderijo de sentimentos, um lugar só meu, onde eu podia reviver momentos, chorar sozinho e me alegrar em cinco minutos.
           Existem coisas assim em sua vida? Quero que hoje você reflita sobre as pequenas coisas que são importantes para você e para quase ninguém mais. Talvez seja a letra de uma música, um canto no quintal da sua casa, um pedaço de papel rabiscado, uma foto, ou um desenho seu da pré-escola. Não importa o que seja, o importante é você perceber que, na vida, a gente pode ser e estar feliz com coisas pequenas e aparentemente insignificantes.
           Você sabia que o sabiá sabia assobiar? Espero que hoje você se sinta mais feliz do que nos outros dias que já viveu. Afinal, Jesus disse que devemos olhar as flores do campo, que não trabalham nem fazem roupas para si mesmas. Mas nem Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como as flores (Mateus 6:28, 29)! São pequenas coisas que podem fazer grande diferença em nossa vida. Afinal, o sabiá continua sabendo assobiar!

Ivan Saraiva -  Inspiração Juvenil 2011

Nenhum comentário: