domingo, 16 de setembro de 2012

UM FIEL SOLDADO DE CRISTO


Disse Paulo a Timóteo: “Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de CRISTO JESUS”. II Timóteo 2:3

         José Bates nasceu no dia 08 de novembro de 1792, era marinheiro e agricultor. Os seus pais buscaram desviá-lo da profissão marítima, mas sem sucesso.   Sendo marinheiro estadunidense, foi preso pelos os ingleses em 1812, em Liverpool.  Enquanto servia como prisioneiro nos navios ingleses, ele observando os perniciosos efeitos das bebidas alcoólicas em outras pessoas, abandonou o uso de bebidas fortes. José Bates foi liberto da prisão de Dartmoor em abril do ano de 1815, porém não abandonou a vida marítima. Tudo indica que Bates em uma de suas viagens, tenha chegado ao nordeste brasileiro e aportado no litoral Paraibano, tendo até mesmo assistido um funeral de uma criança. Deixou o mar após vinte anos de serviço.
        Certo dia, momentos antes de mais uma viagem, sua esposa colocou-lhe entre outros livros na mala, um Novo Testamento da Bíblia Sagrada. Profundamente impressionado pela leitura que fizera dessa parte das Escrituras Sagradas, entregou-se a CRISTO, dedicando-se ao estudo bíblico e a oração. José Bates, em 1839, foi convidado por um amigo, para ouvir uma conferência sobre a Segunda Vinda de CRISTO, nossa bendita esperança, onde aceitou as pregações do Pastor Batista Guilherme Miller. Após a grande decepção ocorrida em 1844, José Bates permaneceu em oração, vindo posteriormente ser um dos maiores defensores da guarda do Santo Sábado, como o único dia do SENHOR, e dos princípios de saúde bíblico (temperança). José Bates morreu em 1872 em Battle Creek, Michigan, aos 80 anos como fiel soldado de CRISTO.

Esse texto teve como base de pesquisa a Lição Pós-Batismal – Temas de Consolidação da Fé – Crescendo em CRISTO, páginas 93 e 94.

Nenhum comentário: