segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CONFLITOS NO MUNDO

   Quando o Senhor Jesus Cristo esteve aqui, pela primeira vez entre nós, na terra, em resposta a uma pergunta dos Seus discípulos sobre Sua segunda vinda e do fim do mundo, Ele falou que entre muitos sinais haveria guerras, rumores de guerras... nação contra nação, reino contra reino... (São Mateus 24: 3, 6 e 7).
   Em conformidade com o contexto Bíblico, vem-me a mente a “Primavera Árabe” ocorrida, e em andamento, a pouco mais de um ano. No entanto, há quase um ano (desde março de 2011) o já contestado regime do Presidente da Síria Bashar al Assad tem enfrentado com violência uma rebelião popular. A crise de segurança naquele país é tamanha que levou os Estados Unidos a anunciar o fechamento de sua embaixada e orientar os americanos que deixem a Síria.
   A mídia publicou que o Secretário da Liga Árabe, Nabil Elaraby disse que: “O uso de artilharia pesada por parte do Exército da Síria contra civis é uma escalada que levará o país a uma guerra civil”. Se o que está acontecendo na Síria não for uma guerra civil, é o que, afinal?
   A imprensa Internacional tem divulgado as intenções do Conselho de Segurança da ONU, através de debates, em encontrar formas de acabar com a violência na Síria. Enquanto isso, o clima de tensão vem crescendo e se espalhando em várias partes do mundo. No Nordeste Brasileiro, bem recente policiais militares do Ceará diziam estar em greve reivindicando melhorias para a categoria, mas o que se viu foi algo bem diferente. Agora, são os militares da Bahia, onde já aconteceu confrontos entre os manifestantes e soldados do Exército Brasileiro que lá encontram-se para manter a ordem e dar segurança a população daquele estado. Realmente, podemos dizer que esses movimentos dos militares são pacíficos ou motins para atemorizar e por pânico a sociedade que se encontra refém da insegurança. Já no Egito, que ainda vive o processo de transição pós-Mubarak, em uma partida de futebol onde torcedores entraram em confronto que ceifou a vida de 72 pessoas, a polícia que estava presente ficou, simplesmente, de braços cruzados. Depois deste incidente, se é que podemos assim chamá-lo, manifestantes e policiais tem se enfrentado na capital Cairo.
   O que está acontecendo? O quadro acima é apenas uma pintura do que está em andamento mundo afora. Não seria as Palavras de Cristo se cumprindo? E o que dizer das palavras do apóstolo Paulo a Timóteo: “Os homens maus e enganadores, porém, irão de mal a pior, enganando e sendo enganados” (II Timóteo 3:13). Porém, as Palavras de Cristo: Virei outra vez... (São João 14:3) permanecem sendo nossa acalentadora ESPERANÇA.     
Os autores.

Nenhum comentário: