terça-feira, 3 de setembro de 2024

CRIAR

Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Salmo 51:10

Davi é meu personagem predileto da Bíblia. Suas vitórias e quedas, seus amores e suas guerras, suas orações e canções – cada uma dessas características dá cor peculiar ao quadro mais amplo da vida daquele a quem o próprio Deus chamou de “homem segundo o Meu coração” (At 13:22). Mas demorei a entender porque 2 Samuel 11 está na Bíblia. Aprendi, então, que a Palavra de Deus não é uma coletânea de biografias perfeitas, mas apresenta histórias de pessoas reais, como você e eu, a fim de nos encorajar em nossa jornada. 

O jovem poeta e pastor que havia derrotado o gigante com uma pedrada e fora perseguido viveu seus dias mais escuros no conforto do palácio. Ele foi capaz de se deitar com a mulher de outro homem, mentir e mandar matar. Que tragédia! Mas aqui está o ponto que divide a humanidade em dois grupos. Todos somos pecadores, mas há pecadores conhecidos como homens segundo o coração de Deus. Eles não são perfeitos, mas são coerentes. Quando Davi foi confrontado pelo profeta Natã depois de haver pecado, ele não terceirizou a responsabilidade, mas disse: “Pequei contra o Senhor!” (2Sm 12:13). 

Foi nesse dia que subiu ao Céu uma oração em forma de poesia: o Salmo 51. Nas palavras do verso de hoje, há uma força escondida. Davi pediu: “Cria em mim um coração puro, ó Deus […].” O verbo “criar” aqui não é uma palavra comum. É o termo hebraico barah, que indica uma criação a partir do nada, um ato exclusivo de Deus. O rei Davi tomou emprestada a mesma palavra de Gênesis 1:1 para descrever a criação necessária em sua própria existência. 

Às vezes, tudo que encontramos na vida é um emaranhado de escolhas erradas e consequências traumáticas. São relacionamentos ruins e decisões impensadas que roubam a luz de nossos sonhos mais bonitos. Nessas horas é preciso lembrar que apenas uma palavra de Deus pode transformar todas as coisas. 

Talvez você tenha escrito recentemente seu pior capítulo, seu “2 Samuel 11”. Talvez esteja na hora de escrever seu “Salmo 51”. O mesmo Deus que perdoou Davi pode perdoar você. O mesmo Deus que criou tudo a partir do nada pode recriar as coisas em sua vida. E isso pode ser hoje. 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/criar/

Nenhum comentário: