sexta-feira, 2 de agosto de 2024

CHORO

Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Mateus 5:4

Meus pais sempre me contavam de uma vez quando eu era pequeno, talvez com três ou quatro anos, que fomos visitar amigos em um sítio. Os adultos conversavam na varanda, enquanto meu irmão e eu explorávamos o quintal imenso. Inventamos brincadeiras e conhecemos plantas e animais diferentes. Mas então algo aconteceu. Senti a maior dor de toda a vida. Pisei em um prego de uma tábua largada por ali. Em poucos segundos, meu pé estava banhado em sangue. Interrompi a calmaria daquela simpática tarde com um grito. Gritava e chorava, desesperadamente. 

Nessa hora, alguém sugeriu que passassem limão no ferimento. Outra pessoa disse que o ideal era colocar sal. Uma receita mais criativa que a outra. No meio disso tudo, eu chorava. Foi aí que o anfitrião se aproximou de mim e começou a dizer: “O que é isso, rapaz?! O que está acontecendo? Homem não chora!” Se ele pensava que me faria parar de chorar, estava enganado. Chorando, eu respondi: “Então eu não sou homem!” 

Cresci e descobri que homem chora sim. Chorei muitas outras vezes. De medo, no dia em que a nossa mãe nos contou que estava com câncer. Perdi a conta das vezes que chorei enquanto orava ao pé da minha cama, temendo perder minha mãezinha. De tristeza, quando minha primeira namorada disse que não gostava mais de mim. Era uma tristeza misturada com frustração. Já chorei de saudade quando saí de casa para morar em um internato. Na sexta-feira, a saudade apertava mais forte. Após o lindo culto na igreja, eu voltava para o quarto, deitava na cama e começava a me lembrar da minha família. Muitas vezes chorei de saudade. 

Em um estudo interessante publicado em 2011, os pesquisadores afirmam que uma pessoa pode chegar a produzir 140 litros de lágrimas por ano. E parece que não nos faltam motivos para chorar. Foi Jesus quem disse que felizes são os que choram. Quando falava de choro, Ele sabia do que estava falando. Ele chorou também. 

Há pelo menos dois tipos de choro que podem trazer felicidade: o choro do arrependido e o choro do ferido quando buscam os braços de Deus. É que a ênfase da bem-aventurança não está no choro, mas no consolo. Que você busque sempre perdão e cura em Jesus. Ele vai secar suas lágrimas e consolar seu coração. Creia nisso. 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/choro-2/

Nenhum comentário: