sábado, 3 de agosto de 2024

ARREPENDIMENTO

Tem misericórdia de mim, ó Deus, por Teu amor; por Tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Salmo 51:1

O Céu não vai estar cheio das pessoas que menos pecaram, mas das que mais se arrependeram. No entanto, parece difícil experimentar o verdadeiro arrependimento. É comum ver pessoas tristes diante das consequências de suas ações, mas isso não é arrependimento. É remorso. Se o erro não fosse descoberto ou as consequências não fossem tão trágicas, talvez não houvesse incômodo na consciência de quem sente apenas remorso, mas não está arrependido. 

Tudo ao redor tenta nos distanciar da consciência de nossa real condição diante de Deus. O escritor C. S. Lewis, no livro O Problema do Sofrimento, descreve pelo menos três armadilhas mentais que nos afastam do verdadeiro arrependimento. A primeira é o engano da aparência. É o problema da comparação. Em geral, não nos consideramos muito piores do que as pessoas mais decentes e nobres deste planeta. Por outro lado, estamos certos de que somos muito melhores que as pessoas que consideramos depravadas. A segunda armadilha é o engano da consciência social. Como vivemos em um mundo injusto, nós nos acostumamos a lidar com uma espécie de culpa coletiva. De certa forma, nós nos sentimos responsáveis pela fome no mundo, pelas crianças desabrigadas e pelo aquecimento global. O problema é quando essa culpa compartilhada nos distrai das culpas que são apenas nossas. A terceira armadilha é o engano do tempo. Temos a tendência de imaginar que o tempo por si só resolve o problema do pecado e, com o passar dos anos, vemos nossas faltas antigas como menos graves. Que perigo é declarar-se um cristão sem conhecer o gosto das lágrimas de arrependimento! 

Talvez Davi seja o maior exemplo bíblico de alguém que se arrependeu de verdade. Quando o profeta Natã lhe apontou o dedo e declarou seu pecado, o rei não se justificou, não diminuiu a culpa nem terceirizou a responsabilidade. Ele assumiu a falha e chorou na presença do Eterno. 

A Bíblia afirma que é o Espírito Santo quem nos convence do pecado (Jo 16:8). Então peça a Deus que o ajude a identificar o que em sua vida tem desonrado ao Senhor. Leve seu coração impuro e suas mãos sujas a Cristo. Ele é capaz de perdoar você e purificar sua vida. 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/arrependimento-2/

Nenhum comentário: