domingo, 14 de abril de 2024

TETELESTAI

Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado!” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito. João 19:30

Faz algum tempo, li a seguinte parábola. Um pai tinha dois filhos. O mais novo foi embora para experimentar os sabores da vida. Algum tempo depois, o pai, sentindo saudade, chamou o filho mais velho e lhe fez um pedido: “Filho, vá buscar seu irmão. Estou com saudades dele.” 

Esse era o filho que todo pai gostaria de ter. Obediente e responsável. Para atender ao desejo do pai, ele tomou a estrada. Viajou por muitos dias e visitou muitos lugares, mas sem sucesso. Estava a ponto de voltar para casa quando, em uma manhã, foi acordado por um barulho de multidão. Havia gritos por todos os lados. O rapaz seguiu a turba e perguntou a alguém o que estava acontecendo. “Vão julgar um delinquente na praça. Se ele for condenado, será executado hoje mesmo.” Curioso, quis saber o que ia acontecer. De repente, todos ficaram em silêncio. Em um palco, a muitos metros de distância, um homem seria julgado. 

O juiz lhe fez a primeira pergunta: “Diante das acusações, você se declara culpado ou inocente?” Entre lágrimas, veio a confissão: “Sou culpado.” Mais uma pergunta: “Você tem algum familiar a quem deseja enviar uma mensagem?” A resposta: “Tenho um pai e um irmão. Gostaria que dissessem ao meu pai que me arrependo de todos os meus erros e que o amo.” Veio a terceira pergunta, dirigida à multidão, parecendo apenas uma formalidade: “Sabendo que este homem tem uma família que o espera, haveria alguém disposto a morrer em seu lugar?” Para surpresa de todos, alguém levantou a mão. Era o irmão mais velho que, reconhecendo a voz do irmão mais novo, foi abrindo caminho até ele. 

Com espanto, o irmão mais novo argumentou: “Os erros são meus, os crimes são meus. Você não pode morrer em meu lugar.” Mas as palavras do mais velho foram: “O pai me pediu para levar você para casa, e, se a única forma de levar você for morrendo em seu lugar, eu morro.” 

O último grito de Jesus na cruz foi “tetelestai”, que quer dizer “está pago”. O Filho de Deus pagou a dívida humanamente impagável. Muito em breve, nosso Irmão mais velho vai aparecer nas nuvens para nos levar para a casa do Pai. Entregue hoje sua vida a quem entregou tudo por você. 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/tetelestai/

Nenhum comentário: