domingo, 8 de setembro de 2024

SUJEITO

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito. Romanos 8:28

Eu ainda era um garoto quando decidi que Romanos 8:28 seria o meu verso predileto da Bíblia. Em minha compreensão juvenil sobre a vida, imaginava ser essa a promessa mais linda das Escrituras. Amava repetir para mim mesmo: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (ARA). 

Os anos se passaram, e essa continuou sendo, para mim, a promessa mais linda da Bíblia. Até o dia em que ouvi esse verso da primeira moça que namorei, no começo da juventude. A situação, porém, não foi tão positiva. Ela mencionou o texto de Paulo no dia em que terminou o namoro comigo. Foi em uma conversa pelo telefone. Como eu não tinha celular, tive que usar um telefone público. Estava chovendo. E enquanto as unidades do meu cartão iam embora, eu ouvia aquelas palavras: “Já não gosto mais de você. Meus sentimentos foram em outra direção. Quero terminar o namoro, mas fica tranquilo. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.” Como assim? 

Não é preciso viver muito para perceber que as peças do quebra-cabeça da vida nem sempre se encaixam. Nem sempre os dias serão felizes. Então por que Paulo escreveu essas palavras? Logo ele, que foi apedrejado, açoitado, perseguido, preso injustamente e expulso de cidades! 

A resposta para essa questão está na forma como lemos o texto de hoje. Para muitas pessoas, o sujeito da frase são “as coisas”, assim “as coisas cooperam para o bem”. Mas a melhor compreensão pode ser esta: “Sabemos que, em todas as coisas, há um Deus agindo em nosso favor.” Deus é o sujeito da frase. Ele continua no controle. Ele sempre age para transformar até nossas tragédias pessoais em bênçãos. 

Se eu pudesse viajar no tempo e dizer algumas palavras ao Cândido de 16 anos, que, com passos lentos, voltava para casa com o rosto banhado pela chuva e pelas lágrimas, com o coração desfeito pela primeira desilusão amorosa, eu diria: “Ei, fique tranquilo. Deus está agindo. Ele vai transformar sua dor em canção e aqui, nessa mesma calçada, Ele vai lhe apresentar o amor de sua vida.” 

Confie. Essa dor vai passar. Deus vai fazer você sorrir de novo. 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/sujeito/

Nenhum comentário: