sábado, 6 de abril de 2024

INDICADORES

A sabedoria lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, gentil, amigável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Tiago 3:17

Atualmente, um dos instrumentos mais úteis para quantificar ou especificar um estudo são os “indicadores”. Como o nome já demonstra, esses instrumentos sinalizam se o que pretendemos avaliar está dentro das medidas apropriadas.

O apóstolo Tiago, depois de discursar sobre a falsa sabedoria, apresenta sete indicadores que nos permitem conhecer a sabedoria de Deus. Quer saber onde você se situa quanto a essa sabedoria? Façamos um teste:

Pura. A verdadeira sabedoria não se aloja em um coração impuro. Não há lugar para meias verdades nem para meios compromissos. Você vive numa zona cinzenta ou prefere o colorido?

Pacífica. A pessoa realmente sábia tem uma relação tranquila com Deus e com o próximo. Ela não precisa competir nem brigar. Há pessoas que, por se considerarem muito acadêmicas, vivem em constantes discussões. Você tem necessidade de debater e de enfrentar os outros só porque sente que está com a razão, ou prefere promover um ambiente positivo?

Gentil. Existem muitos que abusam dos outros quando têm razão, mas a sabedoria divina é indulgente. Ter razão não lhe dá o direito de ser depreciativo com os outros. Você é afetuoso, mesmo sabendo que está certo?

Amigável. A sabedoria de Deus não somente se alegra com o bem, como também o torna uma realidade, sempre com docilidade.

Cheia de misericórdia e de bons frutos. Tiago não está falando de um pouco de empatia ou de contribuir para uma ONG nos fins de semana. Ele fala de ser caridoso e carinhoso sempre. Você se preocupa com os outros a cada instante de sua vida? Transforma suas preocupações em soluções?

Imparcial. Alguns pensam que ser um intelectual é ser escravo das dúvidas. No entanto, estar junto a Deus é viver na verdade. Naturalmente, às vezes, você faz uma pausa para considerar as opiniões opostas, mas não se deixa levar por qualquer posição alheia.

Sem fingimento. Não há falsidade na sabedoria verdadeira. Existem pessoas que não hesitam em atribuir méritos a si mesmas sem merecê-los. Você é o que é ou apenas mantém uma imagem?

Todos esses indicadores devem servir de incentivo para desenvolvermos a verdadeira sabedoria. Busque-a agora mesmo! 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/indicadores/

Nenhum comentário: